Com o objetivo de capacitar e aperfeiçoar o conhecimento dos servidores estaduais sobre prestação de serviços à população, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) realizou nesta terça-feira (14), em seu auditório, treinamento para operacionalização da plataforma PAE 4.0, reunindo gestores de órgãos do governo do Estado.
O evento abordou a implementação e uso da plataforma PAE 4.0, e forneceu orientações e práticas sobre funcionalidade e aplicabilidade, para o melhor andamento do fluxo de documentos entre as instituições. O treinamento reuniu cerca de 130 servidores, de diversas secretarias estaduais. Servidores reunidos no auditório da Seplad para mais uma capacitação sobre o novo sistema
“O treinamento de hoje foi relacionado à transição do PAE 3.0 para o 4.0. Ainda estamos com órgãos que não haviam recebido treinamento, por isso estamos realizando esse evento, para mostrar as principais funcionalidades e tirarmos todas as dúvidas relacionadas ao PAE. O principal foco e meta, agora, é fechar o 3.0 e criar apenas documentações no 4.0. Com a Prodepa estamos trabalhando para que isso aconteça”, informou Salomão Melo, analista em Gestão Pública e gerente de Sistema Integrado de Protocolo (GSIP).
Treinamento- Desde o lançamento, no dia 31 de março de 2022, a Seplad vem realizando treinamentos sobre o PAE 4.0 para gestores e servidores de órgãos da administração pública.
“Achei o treinamento muito bom. Tivemos agora a oportunidade de visualizar o PAE 4.0 e aprender sobre suas funcionalidades. O treinamento foi bem dinâmico e produtivo, e não senti nenhuma dificuldade de compreensão”, disse Andreia Ribeiro, gerente do Setor de Contrato do Ideflor-bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade).
Entre os anos de 2019 e 2022 a plataforma ajudou o Pará a reduzir o consumo de papel em mais de 136 milhões de folhas.
“Este momento é de suma importância, pois nos ajuda a sanar as dúvidas que a plataforma traz, embora seja um sistema bem tranquilo de se navegar. Eu acredito que esse treinamento vai facilitar o nosso trabalho no dia a dia”, disse Isa Simei, servidora da Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Ambiente digital- O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Prodepa, em conjunto com a Seplad, para substituir processos físicos por eletrônicos, trazendo agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado. O PAE 4.0 é uma versão mais moderna e de fácil utilização, possibilitando maior celeridade e transparência à administração pública. Alguns de seus mecanismos são a criação de templates (temas) de documentos (para qualquer espécie), exceto memorandos, de acordo com a necessidade de cada instituição; caixa de entrada unificada (como ações em lote em uma única área); anexação de documentos de uma única vez; configuração de organograma por órgão; desenvolvimento de gráficos de fluidez de trabalho, para acompanhamento das ações e tomada de decisão; notificações para os usuários e consultas indexadas (pesquisa dentro dos documentos).
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva