No mês dedicado à ênfase pelo Dia Mundial da Prevenção ao Diabetes, lembrado anualmente em 14/11, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), em Capanema, nordeste paraense, ofereceu um cardápio diferenciado, cuidadosamente elaborado para prevenção e tratamento da doença que, de acordo com dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), atinge 17 milhões de brasileiros.
Segundo a nutricionista clínica do complexo, Nathália Oliveira, o cardápio não é apenas uma celebração da diversidade gastronômica, mas também uma ferramenta vital no manejo do diabetes. "A data é muito importante para conscientizar tanto os pacientes diabéticos quanto aqueles que ainda não foram revelados. O cuidado alimentar é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável a longo prazo".
No cardápio elaborado com o auxílio da nutricionista de produção Erica Queiroz, foi oferecido um escondidinho de frango com batata doce: batata doce, leite desnatado, frango desfiado, que tem menor velocidade na absorção do açúcar, evitando picos de glicose. É um carboidrato de baixo índice glicêmico. “De sobremesa tivemos um bolo funcional de banana e aveia: banana, aveia, cacau 100%, sem trigo, ovo e adoçante, leite desnatado, que agradou a todos”, comentou a profissional.
Nutricionista Natália Oliveira e paciente Luzia Mesquita
A paciente Luzia Mesquita da Silva, 63 anos, residente no município de Primavera, elogiou a iniciativa. "É muito gratificante sermos lembrados nesse dia. Cuidar do diabetes não é uma missão fácil, mas o cardápio feito com carinho pelos nutricionistas estava excelente".
No Estado do Pará, entre janeiro e setembro deste ano, 2.484 homens e 2.368 mulheres foram hospitalizados por diabetes. Estes números representam uma redução de 6,5% em comparação ao mesmo período de 2022, conforme revelam os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde.
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.
Serviço:O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva