A dona de casa Cláudia Oliveira, tem 39 anos e é mãe da Ana Laura de nove. Sua filha faz acompanhamento psicológico na Usina da Paz Parauapebas há um ano, desde que o complexo foi instalado na região. Para ela, o espaço chega como uma oportunidade para toda a comunidade cuidar melhor de si. “É muito importante termos acesso a esse espaço onde não apenas a criança com problemas graves consegue ser atendida. A gente sabe que hoje o cuidado com a saúde mental é muito necessário e se não fosse esse serviço aqui na Usina eu não teria como fazer essa terapia com a minha filha”, disse.
Claudia Oliveira - mãe de paciente que faz atendimento psicológico na usina da pazCláudia é uma das 30 mil pessoas beneficiadas na UsiPaz Parauapebas. Funcionando de segunda a sexta de 8h às 22h e aos sábados de 8h às 18h, o complexo da Usina da Paz é a maior referência na comunidade para cuidados nas áreas da saúde, lazer, educação, cultura, lazer, esporte, cursos técnicos para inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.
Reconhecida nacional e internacionalmente como um dos principais programas sociais de enfrentamento à violência, as Usinas da Paz oferecem mais de 75 serviços a partir da cooperação de 38 órgãos e secretarias de Governo. Na cidade de Parauapebas, o complexo vem atendendo moradores não apenas do município, como também das cidades vizinhas.
Segundo o coordenador geral da UsiPaz Parauapebas, Euzébio Rodrigues, a presença do equipamento público na cidade traduz a expansão das políticas públicas para o interior do Estado. “Dentro das Usinas, temos um fluxo que é de domingo a domingo e que mensalmente atende cerca de 30 pessoas, sejam as pessoas que vem buscar os serviços e participar das atividades, seja quem vem apenas conhecer o que é a Usina da Paz. Isso é inestimável para um município que possui 250 mil habitantes, como é o nosso, e que não tinha os serviços necessários para o seu desenvolvimento”, afirma o coordenador.
Para o titular da pasta Estratégica de Cidadania (Seac), Igor Normando, a presença fortalecida das UsiPaz na região sudeste, é também uma resposta prática para o exercício da cidadania. “O funcionamento da Usina da Paz, de forma integral como é feito em Parauapebas, demonstra o quanto a presença do Estado é fundamental no município. Por isso é tão importante que as parcerias locais sejam estimuladas, para que juntos façamos o crescimento do Estado”, conclui.
Funcionamento- A Usina da Paz de Canaã está aberta à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h. Além disso, atende à demanda da comunidade também aos sábados e domingos, das 14h às 18h. A Usina da Paz em Parauapebas está localizada na Avenida D, Quadra 101, Jardim Tropical – Parauapebas/PA.
Crescimento- Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, ampliando ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva