No último domingo (19) comemorou-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data originalmente estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo principal de reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras em todo o mundo.
Em alusão a data, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) promove o “Só D’Elas”, evento que prevê uma série de atividades formativas voltadas a mulheres empreendedoras, com o intuito de capacitar e impulsionar empreendimentos femininos.
A agenda iniciou na manhã da terça-feira (21), na sede da secretaria, reunindo mulheres empreendedoras em uma oficina de manipulação de alimentos e boas práticas, que tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre a utilização dos alimentos, garantindo segurança alimentar nas etapas de fornecimento, recebimento, preparo, até a fase de distribuição para os consumidores.
“O nosso papel é multiplicar o conhecimento, levar conscientização às pessoas que trabalham na área de alimentação, já que são vários os casos de doenças transmitidas via alimentos e água. Essa conscientização reflete diretamente na qualidade das refeições que são preparadas pelas participantes do curso”, enfatizou Irlan Santos, nutricionista da Seaster que ministrou a oficina.
Após a atividade, as empreendedoras também receberam uma carteira de manipulação de alimentos, documento que certifica o uso de boas práticas de empreendedores do ramo alimentício.
Leiliane de Lima, 44 anos, é moradora do município de Curuçá, na região Guamá, e veio participar do evento pois pretende abrir seu próprio negócio no ramo da alimentação. "Desde criança eu trabalho com plantio de alimentos e agora quero poder abrir meu próprio restaurante. Este é meu sonho, e eventos como esse são muito importantes a mulheres como eu, pois dão ânimo e esperança de seguir com o seu empreendimento e se tornar independente", conclui a participante.
A Seaster, por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo e Economia Solidária, presta assessoramento a empreendedores por todo o estado, com palestras e capacitações gratuitas relacionadas a abertura de negócios e as demandas de mercado. A Secretaria ainda viabiliza a participação em feiras.
"Muitas destas mulheres não possuem condições financeiras de fazer cursos que as capacitem ao empreendedorismo. Por isto, é muito enriquecedor fazer parte deste momento, ver estas mulheres recebendo esta estrutura e alimentando seus sonhos enquanto empreendedoras. Ainda mais quando se tem certeza da qualidade do conhecimento que está sendo transmitido. Realmente é um trabalho bonito e necessário por parte do Governo do Estado", reforçou a Coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Silvia Reis.
A programação do "Só D'Elas" segue nos dias 27, com palestra sobre linhas de crédito e apoio ao acesso, e no dia 29 com palestra sobre agricultura familiar, sempre de 09h às 12h, na sede da Seaster, localizada na Av. Governador José Malcher, 1018 - Nazaré.
Texto: Yuri Granha/ ASCOM SEASTER
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva