Com o objetivo de fortalecer os padrões de segurança e ressaltar a relevância da correta higienização das mãos, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), realiza uma capacitação prática voltada para usuários e acompanhantes e colaboradores da unidade.
A iniciativa busca aprimorar a técnica de lavagem de mãos, vital para a prevenção de infecções hospitalares. A atividade começou na quarta-feira (29) e segue até esta quinta-feira (30), nos turnos vespertino e noturno.
A ação, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), busca capacitar os profissionais de saúde, e também conscientizar os usuários sobre a importância do hábito da lavagem das mãos na promoção da segurança hospitalar e doméstica.
Uma estação móvel de higienização foi disponibilizada em diversos corredores, onde os profissionais foram avaliados quanto à correta técnica de lavagem das mãos. A prática reforça a importância da adesão rigorosa aos protocolos de higienização.
Outra atividade realizada, consiste na utilização de luminol, uma substância que simboliza as bactérias e sujidades presentes nas mãos. Os participantes aplicam o luminol em uma das mãos e, em seguida, colocam as mãos numa caixa equipada com luz fluorescente. O procedimento revela de forma visual as impurezas que podem passar despercebidas em uma lavagem inadequada, demonstrando a importância de uma higienização minuciosa.
Além das atividades práticas, a equipe de profissionais promoveu a distribuição de materiais educativos para os usuários e colaboradores, reforçando a importância da participação ativa de todos na promoção da segurança hospitalar. Como forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação, foram oferecidas lembranças simbólicas aos participantes.
O usuário Rodrigo Forte, que aguardava na unidade hospitalar para sua consulta com o médico ortopedista, parabenizou o HGT pela iniciativa e comentou sobre a importância da educação continuada.
“Muito bom saber que o hospital se preocupa com a saúde dos pacientes e dos funcionários. Parabéns à unidade hospitalar pela iniciativa que gera mais conhecimento e fortalece a nossa confiança como paciente”, finalizou.
A ação de capacitação não se limita aos dois dias específicos. Como parte da rotina de segurança, o HGT realiza, mensalmente, blitz da comissão de lavagem das mãos em todos os setores de internação da unidade hospitalar. Uma prática adicionada a essa iniciativa é a competição saudável entre os setores, onde aquele que demonstrar maior adesão e eficácia na lavagem correta das mãos é agraciado com um troféu de reconhecimento.
A enfermeira Elizana Vasconcelos, do SCIH, ressalta que todas as iniciativas, realizadas, visam reforçar a adoção rigorosa dos protocolos de higienização, contribuindo para a segurança de todos no ambiente hospitalar.
"Em um contexto hospitalar, a prática simples de higienizar as mãos é essencial para a segurança de todos. A capacitação intensiva e as atividades mensais têm o objetivo de assegurar o comprometimento de todos os membros da equipe com a cultura de segurança e prevenção de infecções", destaca Elizana.
A gerente assistencial Ane Francy ressalta que o SCIH da unidade hospitalar conta com diversas metodologias de auditoria das boas práticas de prevenção de infecção.
“A partir dos indicadores utilizados, temos um termômetro de como está a adesão e quais são as oportunidades de melhorias, visando promover um ambiente ainda mais seguro para nossos usuários. A prática de higienização das mãos, apesar de simples, é a mais eficaz no âmbito de não disseminar microrganismos e infecções cruzadas. A iniciativa do SCIH em realizar ações lúdicas traz resultados importantes, promovemos informações e saúde, uma vez que os profissionais e usuários fortalecem a cultura de higienização das mãos, como base nos manuais da Anvisa e Ministério da Saúde”, ressaltou a gestora.
Estrutura- O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e os de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço:O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva