O Brasil recebeu o convite para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo de 23 países produtores e exportadores de petróleo. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, analisa a questão, segundo informou a pasta.
Criada em 1960, com o objetivo de estabelecer uma política comum em relação à produção e à venda de petróleo, a Opep reúne 13 grandes produtores de petróleo: Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Venezuela, Iraque, Argélia, Equador, Gabão, Indonésia, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos.
Já a Opep+, formada em 2016, agrega mais dez países, entre eles a Rússia e Arábia Saudita. O grupo se reúne regularmente para decidir a quantidade de óleo bruto que será comercializada no mercado mundial.
Com produção de 3,672 milhões de barris de petróleo por dia, o Brasil é o nono maior produtor de petróleo do mundo e o primeiro da América Latina. Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita, na ordem, são os três principais.
Juntos, os três países respondem por mais de 40% da produção global.
Economia Apostas online só poderão ser pagas por PIX, transferência ou débito
Economia Banco Central comunica o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix
Economia Doações do IR para projetos sociais esbarram no desconhecimento
Economia Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023
Economia Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri
Economia Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas