Uma das maiores feiras de negócios de favela do mundo, a Expo Favela Innovation, encerrou a programação da etapa nacional neste domingo (03), em São Paulo. O evento reuniu 220 empreendedores de áreas periféricas de diversas regiões do Brasil. No evento, empreendedores paraenses apresentaram suas inovações e iniciativas, refletindo a riqueza e a diversidade dos talentos das comunidades periféricas.
Para chegar neste resultado, foi realizada uma etapa regional, em que pela primeira vez, o Pará foi o palco para o evento que aconteceu em setembro deste ano, com uma extensa programação na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. O evento foi marcado por uma participação expressiva de mais de 400 iniciativas de vários segmentos concorrendo, sendo selecionados 100 projetos e desses 20 representaram o Pará na etapa nacional, realizada neste final de semana.
Rosinaldo Pinheiro cartunista expofavelaO ilustrador paraense Rosinaldo Pinheiro foi um dos selecionados e estava concorrendo com o projeto A Turminha do Açaí. “A gente trabalha com a produção de histórias em quadrinho, com a nossa linguagem, a cultura papa chibé. Eu acho muito importante participar de um evento como esse, justamente porque é uma vitrine para a gente mostrar o nosso trabalho, o nosso talento. Fiquei muito feliz em ser selecionado na etapa regional e, aqui em São Paulo, as pessoas estão recebendo muito bem o nosso produto, principalmente as crianças, que se identificaram com os personagens. Já estou trocando até contatos com outros empreendedores, está sendo muito bom”, disse Rosinaldo.
dona Nena - produtora de chocolate) ExpofavelaA empreendedora Dona Nena trabalha com o cultivo do cacau orgânico e fabricação de chocolates na região da ilha do Combu, em Belém. Na Expo Favela ela apresentou o projeto "Filha do Combu", que tem a finalidade de produzir doces artesanais e chocolates saudáveis, livres de corantes, conservantes e aromas artificiais. “O evento está nos dando voz para mostrar os talentos das pessoas da periferia, os ribeirinhos, os quilombolas, todos nós que, muitas vezes, estávamos precisando soltar essa voz. Mostrar o nosso trabalho, o qual fazemos com muito amor e carinho”, pontuou Dona Nena.
Destacando-se como uma plataforma única, a Expo Favela Innovation proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências, networking e visibilidade para negócios locais emergentes. A variedade de setores representados reforça a importância desse espaço como impulsionador do empreendedorismo e reconhecimento das contribuições dessas comunidades para o cenário empresarial brasileiro.
Compartilhar Experiências -O Governo do Pará foi convidado para participar do evento e destacar um dos maiores projetos de cidadania e segurança pública, em funcionamento no Brasil, as Usinas da Paz. Durante os três dias da Expo Favela Innovation, mais de 35 mil pessoas de diversas regiões do país participaram do evento e esse público teve a oportunidade de conhecer de perto os serviços e impactos positivos desse projeto inovador paraense.
O modelo das Usinas da Paz, que está transformando a realidade em várias regiões do Pará, está sendo observado atentamente por outros estados. "Eu vim ao encontro desse stand para saber mais sobre as Usinas da Paz porque fiquei sabendo que está transformando a realidade de várias regiões no Pará. E, nós do Rio Grande do Sul, gostamos de dialogar com outros estados e entender o funcionamento para saber de que forma podemos nos inspirar e modelar um projeto para o benefício da nossa população”, concluiu Wellington Andrade, diretor adjunto de emprego e renda do Governo do Rio Grande do Sul.
Essa troca de experiências e a possibilidade de replicar o sucesso das Usinas da Paz em outros estados reforçam o impacto positivo que o evento tem ao conectar diferentes realidades e promover o compartilhamento de ideias e soluções inovadoras.
Humberto Bozi - secretário adjunto da Seac"A participação na Expo Favela Innovation em São Paulo foi uma oportunidade ímpar para apresentarmos as Usinas da Paz, um projeto que transcende fronteiras estaduais e inspira colaboração. Este evento proporcionou uma plataforma única para compartilhar nossos sucessos e, mais importante ainda, para aprender com outros estados. Essa experiência reforça nosso compromisso em construir, junto com outras localidades, um futuro mais seguro e promissor para todos os brasileiros”, informou Humberto Bozi, secretário adjunto da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar as Usinas da Paz.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °