Cerca de 100 batedores de açaí da Região Metropolitana de Belém estão fazendo um curso de capacitação para a melhoria da qualidade do alimento. Após a formação, que ocorre nos dias 11, 12, 18 e 19 de dezembro, serão contabilizados mil batedores que passaram por capacitação para qualificação do açaí.
A formação atual é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Diretoria de Feiras e Mercados da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Serão quatro dias de curso, com turma de 25 alunos cada dia. A programação prevê troca de conhecimentos teóricos aliados à prática da boa manipulação do produto. Os participantes da formação foram escolhidos, após apresentarem a demanda por qualificação, no I Festival do Açaí, que ocorreu no mês de outubro, em Belém.
O batedor de açaí Jorge Egídio da Silva Junior, que é um dos alunos do curso, conta que espera melhorar o atendimento e a qualidade do açaí para satisfazer e atender melhor os clientes. “O curso de capacitação é importante para poder cuidar do tratamento e manipulação do açaí, para que os clientes tenham uma boa alimentação, com a limpeza adequada que evite a doença de chagas”, explica.
Interiorização -O diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro, revela que já foram cerca de 900 batedores de açaí capacitados e em torno de 1800 equipamentos entregues pelo Governo do Estado, em um ano e meio. “Para o ano que vem, nossa meta é capacitar mais de mil batedores de açaí. Desse total, 50% será formado por batedores de fora da Grande Belém. Já visitamos dez municípios e verificamos que é preciso levar esse conhecimento para os batedores do interior do estado”, adianta.
Como parte das ações de qualificação, a Sedap realiza a visita técnica no ponto de açaí dos batedores, onde é verificada a adequação dos equipamentos e, se necessária, a entrega de novos equipamentos, entre despolpadeiras, mesa de seleção e branqueador. Após a finalização do curso, todos os 100 batedores receberão certificado de capacitação para qualificação do açaí.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva