Segunda, 06 de Janeiro de 2025 02:52
94984000977
Geral SAUDÁVEL

Hospitais públicos do Pará recebem reconhecimento nacional por ações sustentáveis

Redução de gases de efeito estufa, aproveitamento de resíduos e compostagem de lixo orgânico são algumas práticas adotadas para preservar o meio am...

14/12/2023 03h21
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Hospitais públicos do Governo do Pará receberam, neste mês, certificado de Menção Honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2023”, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SP), iniciativa que reconhece projetos para preservação do meio ambiente em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais são administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A 16ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), realizado na capital paulista, abordou o tema “Ação climática para transformação do setor saúde: redesenhando a saúde do amanhã”. Entre as unidades públicas estaduais estão, em Belém, o Hospital Jean Bitar (HJB) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR); o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, e Hospital Geral de Tailândia (HGT). Decoração natalina sustentável

Essas unidades de saúde já mantêm a cultura de preservação ambiental na saúde pública com o desenvolvimento e/ou implementações de educação para uma atividade hospitalar mais consciente e sustentável. São projetos, programas e ações conduzidos pela Comissão de Sustentabilidade de cada unidade.

Unidades certificadas- A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo certificou as iniciativas que participaram do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023:

HJB- Inventário de gases de efeito estufa: metodologia GHG Protocol e boas práticas ligadas à redução de suas emissões, e busca por metas de redução no consumo de água.

CIIR- Adesão ao desafio da reciclagem dos resíduos e o aumento da sua taxa e eficiência; Projeto meliponário: inclusão de abelhas sem ferrão e um minhocário em ambiente lúdico e de alto valor na conscientização ambiental; Inventário de gases de efeito estufa: metodologia GHG Protocol e boas práticas ligadas à redução de suas emissões.

HRPC- Inventário de gases de efeito estufa: metodologia GHG Protocol e boas práticas ligadas à redução de suas emissões.

HRPM- Inventário de gases de efeito estufa: metodologia GHG Protocol e boas práticas ligadas à redução de suas emissões, e compostagem de resíduos orgânicos.

HGT- Inventário de gases de efeito estufa: metodologia GHG Protocol e boas práticas ligadas à redução de suas emissões.

Aprovação- A artesã Aldelita Santos, 49 anos, moradora do município de Abaetetuba (Região de Integração Tocantins), enquanto aguardava atendimento com o endocrinologista ficou sabendo da certificação do Hospital Jean Bitar. “Eu trabalho com a fabricação de brinquedos de miriti. E na nossa produção aproveitamos todo o material, como a tala, e dos resíduos que sobram fazemos papel. Já da palmeira tiramos somente metade dos cabos e deixamos o resto, para não matar a árvore”, contou.

A usuária disse ainda que a “iniciativa do Hospital precisa servir de exemplo. As pessoas devem se conscientizar em pegar o lixo e jogar no lugar certo, preservando o meio ambiente e a vida do ser humano. Se começarmos a fazer o certo dentro do nosso trabalho e nossa casa, vai ser de grande valia para o mundo. Que outros hospitais vejam esse modelo de gestão para fazer do ambiente hospitalar um amigo do meio ambiente”.

Hospital Geral de TailândiaSegundo Tayany Silva, 22 anos, moradora do Bairro Centro, no município de Tailândia, que acompanhava a mãe, Ellyanna, no HGT, “é muito importante saber que o cuidado com os pacientes internados no HGT vai além de atendimentos. Saber que o Hospital tem incluído práticas que ajudam o meio ambiente, e consequentemente todos nós, é muito bom. Essas ações refletirão no futuro. Parabéns ao Hospital pela certificação e reconhecimento. São merecedores”.

À espera do exame de audiometria no CIIR, a usuária Lúcia Gomes, 53 anos, disse ter ficado encantada com a decoração do Natal Sustentável do Centro de Inclusão, que reaproveita resíduos sólidos.

“Está linda a decoração, e o melhor é que preserva o meio ambiente reaproveitando o que seria desprezado no lixo, e certamente iria ser prejudicial no futuro ao planeta. O CIIR merece a conquista deste prêmio por todas as iniciativas sustentáveis que conduz. O Centro vai além de ser uma unidade que presta serviço de saúde. A instituição ensina boas práticas de preservação ambiental dentro das ações”, ressaltou a usuária.

Diretor Operacional Norte/Leste do INDSH, José NetoGestão- O diretor Operacional Norte/Leste do INDSH, José Neto, destacou a importância da conquista pela excelência da gestão de hospitais públicos do Governo do Pará, gerenciadas pela instituição.

“É com muito orgulho que recebemos essa ótima notícia. O Projeto ‘Hospitais Saudáveis’, iniciativa criada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado de São Paulo, que homenageia unidades de saúde com boas práticas de sustentabilidade, concedeu ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano a certificação de ‘Amigo do Meio Ambiente 2023’. É muito importante em meio ao cenário nacional e internacional, no que diz respeito à preservação ambiental, que estejamos recebendo essa menção honrosa em todas as nossas unidades no Estado do Pará. Agradeço ainda o importante apoio da administração estadual, por meio da Sespa”, disse o gestor, ao ressaltar que a certificação estimula, cada vez mais, o desenvolvimento de meios para a preservação do meio ambiente, com a criação de ações sustentáveis voltadas a atingir as metas globais, tanto na redução da emissão de gás carbônico, quanto na redução do lixo nas unidades hospitalares.

Texto: Vera Rojas - Ascom/INDSH

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.