Em meio as comemorações das festas de fim de ano, o Hospital Regional do Marajó (HRPM) realizou um momento de celebração junto aos usuários, por meio de uma refeição afetiva. Em alusão ao Natal, a administração do HRPM, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, proporcionou nos dias 24 e 25 de dezembro, uma refeição especial para usuários, livres de dieta restritiva.
No evento, além dos usuários, participaram os acompanhantes e colaboradores da unidade com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência na unidade hospitalar, nesse momento de celebração de final de ano enquanto eles estão internados e às vezes, longe da família.
Par Renata Feio, coordenadora do SND, proporcionar um ambiente natalino nos hospitais, no final do ano, vai muito além de uma simples decoração e comida. Isso é compaixão e cuidado, cuja importância transcende o aspecto estético.
"A oferta de alimentos festivos não é apenas uma questão de satisfazer o paladar, mas também uma maneira de oferecer uma experiência sensorial completa. Refeições especiais de Natal não apenas alimentam o corpo, mas também nutrem a alma, trazendo conforto e familiaridade em um momento em que as famílias acabam estando longe de suas tradições habituais", enfatizou a profissional.
Ainda de acordo com a coordenadora, é essencial reconhecer que o período natalino é marcado por uma atmosfera única de solidariedade, amor e esperança. "Nos hospitais, onde as pessoas estão com sua saúde fragilizada, além de sua família, que enfrentam desafios significativos, criar um ambiente festivo pode oferecer uma pausa bem-vinda das preocupações diárias e proporcionar um refúgio emocional", reforça Renata.
Aprovação –O usuário Jaime Leão de Paiva, 39 anos, destaca o acolhimento dado pelo HRPM e a refeição servida em ocasião do Natal. "Estava tudo delicioso, gostei demais do peru, do arroz, da salada e dos profissionais que vieram entregar a refeição. Fiquei muito feliz, assim como os outros pacientes pela forma carinhosa que nos tratam aqui no hospital", pontuou o autônomo.
Cardápio –No domingo (24), véspera de Natal, foi servido arroz à grega, farofa natalina, peru à Califórnia, salada tropical com frutas e hortaliças, creme regional de murici e suco de acerola. Já na segunda-feira (25), dia do Natal, o SND preparou bisteca suína, arroz branco, farofa de soja, feijão, salada refogada e mousse de chocolate.
Qualidade –Em 2023, pelo 6º ano consecutivo, o HRPM renovou sua certificação Cozinha Green, do programa Green Kitchen, da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), que contempla instituições que oferecem uma refeição, além de saborosa, de qualidade, utilizando recursos que não prejudiquem o meio ambiente, livre de aditivos químicos.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço:A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva