Domingo, 29 de Dezembro de 2024 15:51
94984000977
Geral TRÂNSITO

Educação de trânsito do Detran orienta banhistas de Arujuteua sobre retorno seguro no ano novo

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)31/12/2023 13h48O hábito de dirigir após consumir bebida alcoólica é uma das principais preocupações do Departamento ...

31/12/2023 14h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Asdecom/Detran
Crédito: Asdecom/Detran

O hábito de dirigir após consumir bebida alcoólica é uma das principais preocupações do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), principalmente neste período do ano, quando as pessoas estão em periodo festivo comemorando o Réveillon. Para alertar a população que vai passar a virada do ano em Bragança, no nordeste paraense, a equipe de educação do órgão realiza, desde o último dia 26, ações educativas de orientação sobre comportamento seguro no trânsito. Na manhã desde domingo, 31, a equipe esteve na praia de Ajuruteua, orientando os banhistas sobre o retorno seguro para casa.

A coordenadora da equipe, Geisa Tavares, explica que uma das principais preocupações é com a alcoolemia. "Muita gente se empolga com a data e acaba associando bebida e direção, o que é extremamente perigoso não só para o condutor, mas também para quem está ao seu lado, então, nosso trabalho aqui é alertar para que os banhistas não bebam ou, se beber, tenha o motorista da rodada, para que todos voltem em segurança para casa", destaca.

Além da alcoolemia, outros quatro fatores de risco também são tratados pelos educadores durante as abordagens. São eles, o uso do celular ao dirigir, o não uso do capacete, o não uso do cinto de segurança por todos os passageiros e demais dispositivos de segurança para crianças e o excesso de velocidade. O Detran lembra que a PA-458, que liga a área central de Bragança à praia de Ajuruteua é estreita e com diversas curvas sinuosas, o que requer atenção redobrada dos condutores. Evitar ultrapassagens perigosad e manter a velocidade média entre 30 e 40 km/h é fundamental para garantir uma viagem tranquila e segura.

Durante as abordagens, os educadores do Detran conversaram com os banhistas, explicaram sobre os fatores de risco e tiraram dúvidas sobre trânsito seguro. O Antônio Pimentel mora em São Luiz, no Maranhão, e veio passar a virada do ano em Ajuruteua. Ele ainda achava que beber um pouco é permitido pela legislação de trânsito, quando na realidade a tolerância é zero para álcool e direção. Após ouvir as explicações dos agentes e saber das punições e riscos desse tipo de comportamento, ele agradeceu a presença do Detran na praia. "É muito importante esse trabalho, porque orienta a gente, alerta mesmo pros riscos que muita vezes a gente sabe que é errado ter certas atitudes, mas acaba repetindo. E quando vem, assim, uma autoridade, é muito bom pra gente ter mais despertar para os riscos e ter mais consciência", agradeceu.

Moradora de Abaetetuba, a Joana Batista está em Ajuruteua com o marido e disse que espera que todos os frequentadores da praia tenham a consciência de manter o local limpo, sem poluição sonora e longe de acidentes. "Esse lugar está tão maravilhoso com essa orla tão bonita e um espaço agradável para se passar o ano novo. Então, a gente se previne, não bebemos quando estamos dirigindo e o que esperamos é que todos tenham essa consciência, de não beber. Mas, muitas vezes é preciso lembrar e, por isso considero esse trabalho do Detran essencial para preservar a vida nas estradas", enfatizou Joana.

Em Bragança, as ações do Detran também ocorrem nas vias de maior circulação de veículos, como a avenida Nazeazeno Ferreira, e na orla da cidade com atividades pedagógicas para as crianças. O trabalho de orientação segue até o dia 07 de janeiro e integra a Operação Fim de Ano da educação de trânsito do Departamento que ocorre, ainda, em Salinópolis e Mosqueiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.