Sexta, 27 de Dezembro de 2024 15:54
94984000977
Geral SAÚDE PÚBLICA

Em 2023, Hospital Regional Dr. Abelardo Santos garante à população mais de 765 mil exames

Exames de imagem e laboratoriais são realizados pela unidade pública de saúde do Estado para dar suporte aos diagósticos

16/01/2024 19h54
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Suporte fundamental para tratamentos médicos e monitoramento da saúde, os exames são ferramentas essenciais para diagnóstico de diversas doenças. Em 2023, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, registrou 765.699 exames, sendo 108.976 de imagem e 656.723 laboratoriais.

Realizando uma tomografia pela primeira vez, a pedagoga Rosângela Reis, 41 anos, chegou à unidade apreensiva, mas ao término respirou aliviada. Ela foi encaminhada pelo hospital de Irituia, na região Nordeste, para ser submetida a uma tomografia de articulação coxofemoral. “Estava um pouco nervosa, mas deu tudo certo. Fui bem atendida. Agora vou levar o resultado para o meu médico”, informou. Paciente submetida à tomografia no HRAS: serviço de qualidade na rede pública de saúde

Infraestrutura- Os números expressivos demonstram a infraestrutura para suporte diagnóstico oferecida à população. Nela são contempladas análises clínicas, diagnóstico histopatológico, ecocardiograma, radiologia intervencionista, eletrocardiograma, ressonância magnética, tomografia computadorizada, biópsia de próstata e mama guiada por ultrassom, ultrassonografia, mamografia, 22 máquinas de hemodiálise, diálise peritoneal, endoscopia, colonoscopia, eco doppler arterial, raio-x, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.

A enfermeira do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), Brenda Sousa, disse que o serviço de imagem da unidade atua como apoio para conclusão diagnóstica e auxilia na tomada de decisões sobre a condução do tratamento. “Atualmente, é realizada uma análise de todas as solicitações de exames, para que a nossa equipe oriente da melhor forma o preparo do exame do paciente. Também é aplicado o termo de consentimento específico para cada tipo de exame”, explicou.

“Dispomos de um serviço de qualidade e seguro para apoio ao diagnóstico dos pacientes e profissionais capacitados para esse tipo de atendimento. Cada procedimento é explicado minuciosamente ao usuário, para que ele se sinta confortável, faça seu exame de forma tranquila e não necessite refazer”, pontuou a diretora técnica Bárbara Freire.

A atuação do governo do Estado vem resultando em muitos benefícios à população. “A nossa unidade atende casos de média e alta complexidade. E isso exige, além de profissionais capacitados, uma infraestrutura capaz de oferecer o melhor ao nosso paciente. Hoje, o HRAS dispõe de equipamentos de alta tecnologia, que permitem a realização de procedimentos de altíssimo grau de complexidade”, ressaltou Aline Oliveira, diretora-geral do HRBA.

Serviço: O HRAS funciona 24 horas, para pacientes internados e pacientes que são direcionados à urgência. Para usuários externos encaminhados ao ambulatório do HRAS ou agendados pela rede, os atendimentos são de segunda a sexta, das 8 às 18 h, conforme agendamento.

O Hospital disponibiliza 11 especialidades: vascular, urologia, cirurgia torácica, cirurgia ginecológica, mastologia, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia geral e de coluna, clínica geral e obstetrícia. Para realizar os atendimentos, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e seja cadastrado no Programa Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é uma unidade da rede pública estadual de saúde, com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos. A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.