Quinta, 26 de Dezembro de 2024 09:09
94984000977
Geral CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Pará entrega Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa

Por Governo do Pará (SECOM)24/01/2024 19h43O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (24), o Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tec...

24/01/2024 20h02
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (24), o Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa do Sudeste Paraense, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará), no município de Conceição do Araguaia. O Centro conta com a primeira agroindústria pública de leite e derivados e o primeiro laboratório público de solos do sul e sudeste do Estado. Na ocasião, foi realizada a entrega oficial da primeira análise de solo pública do Estado do Pará, feita pelo Laboratório de Solos da Emater.

“Nós estamos, cada vez mais, avançando para ofertar serviços, descentralizando atendimentos e garantindo que cada região do Estado possa ter plenamente aquilo que necessita para o seu desenvolvimento. Hoje, a Emater abre as portas do mais importante centro de estudos de tecnologia, de pesquisa para o fortalecimento das atividades produtivas desta região com análises de solo; fábrica de leite... tudo para estimular a produção leiteira e pesquisas diversas para não necessitar que o produtor tenha que contratar a iniciativa privada gerando custo para a sua atividade”, destacou o governador.

Na solenidade, ainda participaram o presidente da Emater, Joniel Abreu, entre outras autoridades e agricultores familiares. “Esta entrega é um marco. Estamos muito felizes pela implantação do Centro, que é um espaço tecnológico extraordinário”, disse o presidente da Emater Joniel Vieira de Abreu.

Foram investidos cerca de R$ 3 milhões em obras no Centro que ocupa 50 hectares. A estimativa é que pelo menos 2 mil famílias de 15 municípios tenham acesso imediato a serviços de tecnologia avançada, totalmente gratuitos, para aperfeiçoar atividades como pecuária e fruticultura.

Na Agroindústria, pecuaristas serão continuamente capacitados sobre as tecnologias para processamento de leite, iogurte e queijo. A capacidade operacional é de até 3 mil litros por dia. Já o Laboratório de Solos permitirá análise antes de cada ciclo de plantio, a fim de corrigir a química.

Com análise laboratorial de solos, a produtividade de qualquer plantio chega a aumentar mais de 100%. Até então, além de pagar pelos exames, os produtores precisavam enviar material para a capital Belém ou para o Estado de Goiás, porque não havia prestadores próximos.

O Centro também dispõe de viveiros e de áreas de cultivo: são meio-hectare de feijão, dois hectares de milho e dois hectares de capim Capiaçu, por exemplo.

Certificação -Em Conceição do Araguaia, o Governo ainda repassou o registro sanitário para a primeira agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas do município, a Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores do Araguaia (Copag).

A Emater atuou junto à cooperativa fazendo diversas capacitações sobre beneficiamento de frutas, leite, entre outros; fez todo o projeto da agroindústria que foi construída pela cooperativa e também fez todo processo junto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para ter acesso à concessão da autorização para o funcionamento da agroindústria artesanal. A Adepará fez a vistoria na agroindústria para dar conformidade e emitir o registro.

“Hoje foi um dia muito especial. É uma conquista muito grande, pois é muito difícil conseguir um selo. Agora, as portas estão abertas para a cooperativa, agora precisamos saber trabalhar para dar continuidade ao trabalho. Agradeço muito a Emater, são mais de 10 anos de parceria. Se não fosse a Emater nós não teríamos conseguido o registro”, contou o presidente da Copag, Arnaldo Soares Otoni Júnior.

Copag- A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores Familiares foi criada em 1998 diante da necessidade de ter uma organização para apoiar a comercialização dos produtos provenientes da agricultura familiar. A Copag atua na área de produção, industrialização, comercialização e assistência técnica dos agricultores familiares com abrangência nos 15 municípios da região Sul do Estado. A agroindústria terá capacidade de produção de 4 toneladas por dia e deve gerar 10 empregos diretos e cerca de 25 indiretos, beneficiando 48 famílias de agricultores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.