O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio.
O decreto com os valores e requisitos para recebimentos foi assinado pelo presidente durante a cerimônia que detalhou.
No ato da matrícula no inicio do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200, totalizando R$ 2 mil no ano letivo.
Além dos R$ 2 mil anuais em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir o último ano, o aluno que for aprovado receberá mais R$ 1 mil na conta poupança e, caso se inscreva no Enem, receberá mais R$ 200.
A Lei 14.818/2024 , que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.
Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.
(Matéria em ampliação)
EDUCAÇÃO Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição
EDUCAÇÃO Inep libera declaração do ensino médio a partir de sexta-feira
EDUCAÇÃO Prefeitura de Canaã dos Carajás e Unifesspa ofertam oficinas preparatórias para mestrados em Ciências Forenses e Letras
EDUCAÇÃO Sisu 2026: inscrições para 274,8 mil vagas terminam nesta sexta-feira
EDUCAÇÃO MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas
VEJA COMO PARTICIPAR Sisu 2026: inscrições começam em janeiro e oferecem 274 mil vagas Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas