Quem mora ou tem comércio na localidade de Castelo de Sonhos, que fica cerca de 1.010 quilômetros da sede do município de Altamira, no sudoeste do Pará, percebeu que a rotina da comunidade - de pouco mais de 11 mil habitantes -, está bastante movimentada. Para todos os lados é possível ver máquinas, tratores e caminhões percorrendo as ruas e levando o progresso em forma de pavimentação.
O ritmo intenso de obras começou há aproximadamente dois meses, quando os trabalhos de pavimentação asfáltica foram autorizados pelo Governo do Estado, na região. São 6 quilômetros de terraplenagem, limpeza, pavimentação e recapeamento asfáltico. E nem mesmo as chuvas intensas do inverno amazônico pararam as atividades, que enchem de orgulho e esperança quem mora no Distrito e vislumbra um futuro promissor com as benfeitorias.
“Nesse tempo de muita poeira e de chuva, quem mora ou tem comércio aqui em Castelo enfrenta muita dificuldade. Então essa obra vai valorizar os terrenos e patrimônios e também será um atrativo para quem pensa em investir na região”, pontua Alceu Lorscheiter, trabalhador autônomo, de família alemã, que viu na localidade a oportunidade de mudar de vida com trabalho de sonorização volante e divulgação de comércios e empresas locais.
Ele também descreve com alegria e entusiasmo a sensação de ver a rua onde mora há mais de 20 anos se desenvolver. “Já estava perdendo a esperança de ver o asfalto chegar aqui. Até que enfim chegou esse novo tempo”, finaliza.
Os serviços de drenagem, terraplanagem, calçada, meio-fio e sinalização horizontal e vertical estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com investimento superior a R$ 15 milhões.
“Hoje estamos com 96 frentes de trabalho em andamento de pavimentação em todo o Estado do Pará, com destaque para o distrito de Castelo de Sonhos, onde os serviços de drenagem e pavimentação das ruas vão melhorar a mobilidade urbana, além de levar melhorias para os moradores”, disse o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Neudson Barros, um dos engenheiros responsáveis pela obra, destaca que as obras estão avançadas e com cronograma estruturado para novos trabalhos, previstos para iniciar nesta segunda-feira, 26.
“Das 12 ruas que vão ser pavimentadas aqui no distrito, já temos nove ruas com os serviços de terraplenagem concluídos. Esta semana, vamos iniciar a pavimentação asfáltica, e também os serviços de meio-fio, calçadas e sarjetas”, explicou o engenheiro.
Duas das vias beneficiadas são a Avenida Santo Antônio e a Rua Francisco Ratski, no centro do distrito. Os serviços executados garantem mais acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida para a população, com segurança viária para pedestres e veículos que transitam em perímetro urbano.
“Vai melhorar muito, aqui as ruas são cheias de buracos e essa obra vai ajudar bastante a trazer melhorias para a população”, disse o morador Paulo Bento da Silva, que veio do estado do Mato Grosso para trabalhar na cidade como motorista.
Investimento -Em dezembro do ano passado, com valor de R$ 50 milhões, o Governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação e recapeamento de 22 quilômetros no município de Altamira: Castelo de Sonhos ficou com 6 quilômetros. O restante será distribuído para pavimentação dentro do município e no distrito de Cachoeira da Serra, também pertencente à Altamira.
Texto: Lucas Rocha (Ascom/Seop)
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 26°
Chuva