“Aqui fica tudo alagado quando chove. Fica difícil sair de casa, porque a rua fica cheia, tem os buracos, a gente sofre vendo o estado que a nossa casa fica. Há 24 anos estamos padecendo com esta realidade. Agora, com a chegada dessa obra, nossa realidade vai mudar”, disse o morador João Santana.
Seu João é um dos mais de 20 mil moradores que serão beneficiados com o início da 2ª fase das obras que contam com máquina e limpeza manual, de macrodrenagem e urbanização dos Canais Murutucu, Mártir e Ana Deusa, no bairro do Curió-Utinga. As obras foram iniciadas nesta segunda-feira, 18.
Os serviços vão começar pelo Canal do Murutucu com a dragagem e drenagem, além disso, também será feita a limpeza do Canal do Ana Deusa. Esse início se dá após a finalização dos serviços preliminares e a liberação das licenças ambientais realizadas pelos órgãos competentes.
Moradora há 39 anos da localidade, dona Joana Barbosa ficou feliz quando viu o início das obras e falou dos benefícios que os serviços vão trazer para a comunidade. “Essa obra era esperada há muito tempo, mas graças a Deus e ao nosso governador, Helder Barbalho, vai ser realizado esse que é o sonho da comunidade do pantanal. É um serviço muito importante para todos nós, o progresso no nosso bairro com essa obra e acredito que vai trazer muitos benefícios, tanto na área social, na saúde e no bem estar”, contou.
Urbanização dos canais -Ao todo, 5,4 quilômetros de canais vão receber as obras que serão executadas no trecho do Canal do Mártir com 400 metros de extensão, que vai da Passagem São Lourenço à Passagem Farias de Rodrigues. No canal Murutucu será feito o alargamento da dragagem e reconstrução de 5 km de canal para controle de enchentes. O local ganhará ciclovia, calçadas com rampas de acessibilidade, piso tátil e pontes.
“Começamos com as obras de recuperação, dragagem, drenagem e melhorias do Canal do Mártir. As máquinas já estão trabalhando. Essa é uma obra importante para trazermos mais dignidade às pessoas que moram aqui na localidade. O Governo do Estado já está fazendo obras como essa na Bacia do Tucunduba, nos Canais do Bengui e Marambaia levando melhores condições de vida para essas pessoas”, disse o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
No local serão realizados serviços de retificação de canal, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. Além disso, os serviços contemplam também condução hidráulica de águas pluviais e residuais.
Investimento -A obra será executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com o investimento do Estado de mais de R$192 milhões.
Texto: Lucas Rocha/Ascom Seop
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 24°
Chuvas esparsas