A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.
MEDIDA OAB-SP suspende carteira profissional de Deolane Bezerra
NA PALMA DA SUA MÃO Saiba usar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional
CRIME PREMEDITADO Mulher que matou crianças com ovo da páscoa envenenado é condenada
DECISÃO DA JUSTIÇA Amado Batista é condenado a pagar indenização de R$ 453 mil
DECISÃO JUDICIAL Nego Di e esposa são condenados à prisão
DIREITOS TRABALHISTA Trabalho aos sábados: entenda quando a jornada gera hora extra Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 33°
Chuvas esparsas