A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), sancionou a Lei n.º 1.113, de 30 de outubro de 2024, que autoriza a desapropriação de uma área a ser utilizada para a construção do aeroporto municipal. Na última terça-feira (29), a Câmara Municipal havia aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei 026/2024, que permitia a desapropriação do terreno destinado ao aeroporto.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Geam Meirey, foi realizado um estudo de viabilidade da construção do aeroporto junto à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que estabelece normas e exigências específicas para esse tipo de obra.
“Nós não poderíamos realizar um processo desses apenas por achismo. O estudo de área é obrigatório, pois não é possível adquirir uma área sem saber se ela será viável para a construção de um aeroporto.”, explicou o secretário.
Após a confirmação da área para a construção, a próxima etapa é a elaboração de projetos para as diferentes partes do aeroporto. “São projetos de engenharia, de pista, de terminal de passageiros e de terminal de cargas. Agora, com a área definida, precisamos fazer a sondagem e desenvolver os projetos técnicos para a execução das obras.”, ressaltou.
Concluída essa fase de projetos, o processo seguirá para a etapa de obras do aeroporto.
Com informações da Ascom/PMCC
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva