Assim como o Réveillon faz referência a uma etapa nova que se inicia, a festa dada pelo Águia de Marabá Futebol Clube na Orla Encontro dos Rios registra uma passagem otimista para a nova temporada do time. O ciclo de 2024 agora é passado e o Azulão olha, com esperança, para 2025.
Na noite desta segunda-feira (9), uma verdadeira celebração foi montada na Marabá Pioneira, oportunidade em que o elenco 2025 foi apresentado, sob aplausos e sorrisos dos torcedores e convidados. Os uniformes do time desfilaram no palco e trouxeram uma novidade: agora o Águia de Marabá possui uma marca própria.
ELENCO E MANTO
O ápice da noite foi a apresentação do elenco, momento pelo qual os torcedores esperaram ansiosos e, de pé, vibraram a cada nome chamado para subir ao palco. Uma mistura de celebração e desejo para que o time traga bons resultados na próxima temporada.
Foram apresentados 19 jogadores do time principal, 13 da categoria de base, oito membros da comissão técnica e cinco integrantes do departamento de saúde.
Para a diretoria do clube, esse é um momento que marca cada nova temporada e uma oportunidade de confraternização entre o Azulão e a torcida. A noite reverbera o otimismo que domina os dois lados da moeda, que cheios de expectativa anseiam por bons resultados no próximo ciclo.
O público, atento, observou a coleção “Sou Marabá” ser desfilada e conheceu os 12 novos uniformes e mais uma novidade: uma versão especial para o Ano Novo, nas cores branco e prata. Os produtos são oficiais da marca Águia.
As camisas oficiais de jogos permanecem no tradicional azul (principal) e branco (alternativa). As de goleiro são vermelha, quase laranja, e roxa, cor de açaí. Uniformes de treino, viagem, concentração, comissão técnica, staff e agasalhos também foram exibidos.
TEMPORADA 2025
Recém chegado ao Azulão, Silvio Criciúma comanda pela primeira vez um time paraense e pousa em Marabá cheio de apetite para o novo desafio.
“É uma expectativa muito grande, muito alta de poder representar a camisa do Águia nos campeonatos que iremos fazer e, acima de tudo, buscar os objetivos que movem o clube”, disse em conversa com a imprensa logo após o evento.
Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, presidente do Águia de Marabá, ao falar com a reportagem do Correio de Carajás detalha que há dois meses a diretoria busca compor o melhor elenco para a temporada de 2025. “Esses jogadores que apresentamos hoje foram escolhidos de forma criteriosa, são atletas que verdadeiramente, além de serem bons dentro de campo, são responsáveis com a nossa equipe”, desenvolve.
Questionado sobre a construção do Centro de Treinamento (CT) do Águia, Ferreirinha explica que há uma questão estrutural relacionada à área onde ele deveria ser construído. Apesar dos recursos financeiros acumulados nos jogos da Copa do Brasil, em que o Águia saiu vitorioso, o valor não seria suficiente para resolver o problema.
“Nós detectamos que é preciso fazer uma drenagem, de alto custo, naquele local, no bairro Novo Progresso (núcleo São Félix). Se formos aplicar o recurso que economizamos da Copa do Brasil, não daria para fazer nem esse escoamento, por ser muito caro”, detalha. Como alternativa, a diretoria busca uma nova área para que, enfim, a obra do CT seja iniciada.
PATROCINADORES
Apesar do contratempo, o clube solidifica cada dia mais sua relevância na sociedade marabaense, seja no meio da população, empresarial ou político. Presenças como a de João Chamon Neto, secretário Regional de Governo, vereadores e empresários de Marabá, confirmam o destaque do time na cidade. Assim como o aumento na quantidade de patrocinadores de uma temporada para a outra, este ano o número chega a 22, incluindo o governo do Estado, Banpará e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Nós conseguimos aumentar consideravelmente o número de patrocinadores para essa temporada”, conclui Ferreirinha.
O vereador Pedro Côrrea Lima, o Pedrinho Corrêa, que também é vice-presidente do Águia, em conversa com a reportagem do CORREIO, falou sobre as projeções do clube para o próximo ciclo. Em nome de toda a diretoria, Pedrinho fala sobre a confiança de que o Águia terá, em 2025, uma temporada tão boa quanto à de 2023, quando foi campeão paraense. “Esse ano a gente acredita muito no acesso à Série C, estamos apostando muito”.
O vice-presidente garante que antes das 17 novas contratações foi realizada uma pesquisa minuciosa sobre os jogadores, uma estratégia para compor o elenco com profissionais que trarão sucesso ao time. Na oportunidade, ele agradeceu e exaltou os torcedores aguianos, ressaltando o abraço carinhoso que é dado ao Azulão.
TORCIDA AGUERRIDA
Torcedor do Águia há 17 anos, Leonardo Silva Farias foi um dos primeiros da fila para adquirir o novo manto do Azulão. Seu modelo preferido foi o uniforme 02 dos goleiros, que ostenta a bela cor do açaí paraense, mas, apesar da preferência, sua escolha final deve ser o manto principal, que é azul. “Todas são top, inclusive a branca, para comemorarmos a chegada de 2025, mas a que eu mais gosto é a 01”.
Ávido pela jornada do clube pelo Campeonato Paraense, Copa do Brasil e Brasileirão
Série D, ele afirma que o desempenho das novas contratações será avaliado no campo, mas a expectativa é positiva. “Entrar pelo menos nas quartas de final do Paraense, subir para a série C (Brasileirão) e avançar um pouco mais na Copa do Brasil. Vamos que vamos”.
Hellen Barros, 30 anos, integrante da Torcida Jovem Águia há dois anos. Desde 2022 ela acompanha todos os jogos do Azulão, dentro e fora de Marabá. “Eu fui criada pelo meu tio e ele sempre me levou para os jogos e eu continuei esse legado. Não tenho filhos, mas levo meu sobrinho para assistir as partidas”, divide.
O time do Águia mexe com a emoção de toda Marabá, reflete a torcedora, e a ansiedade para o início da próxima temporada já faz seu coração bater mais forte. A expectativa é alta, mas uma certa dose de medo atinge os sentimentos de Hellen. “Por conta da temporada passada, mas como torcedora eu sigo acreditando no time e acho que ele vai surpreender em 2025”. (Luciana Araújo)
Confira o elenco apresentado:
Comissão Técnica:
Departamento de Saúde:
Categoria de Base:
Atletas:
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva