Domingo, 22 de Dezembro de 2024 15:02
94984000977
Canaã dos Carajás SELO UNICEF

Cidade amiga da infância: Canaã dos Carajás é certificada com o Selo Unicef pela 3ª vez consecutiva

O município está entre os 28 no estado do Pará que receberam a certificação do selo.

13/12/2024 08h39 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMCC
Foto: Heloam Sousa
Foto: Heloam Sousa

O auditório do Ministério Público do Estado do Pará ficou pequeno para comitivas de 28 municípios do estado que participaram da certificação do Selo Unicef, edição 2021-2024, na última terça-feira (10) em Belém do Pará.  Canaã dos Carajás foi premiado pela terceira vez consecutiva com o selo.

O evento premia os municípios do Brasil que alcançaram às metas estabelecidas pelo Unicef e que alcançaram pelo menos oito dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma agenda global acordada por todos os estados membros das Nações Unidas, que visa garantir um mundo com menos pobreza e que proteja o meio ambiente e o clima, propiciando paz e prosperidade para a humanidade – um compromisso firmado até 2030.

O Selo Unicef, apoia os municípios do semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, no fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes, priorizando a garantia de seus direitos e contribuindo para a melhoria de indicadores sociais, que prevaleçam o desenvolvimento de uma infância sadia e segura.

“Os municípios que se cadastram no selo Unicef, precisam estabelecer uma série de metas e indicadores com foco em sete resultados sistémicos, e devem articular às lideranças jovens dentro do território.  A partir daí a gente estabelece um plano de ação, com assessoramento técnico, cursos, e atividades ao longo desse período, para que eles atinjam os indicadores e batam essas metas.”, explica a chefe de educação do Unicef Brasil, Mônica Pinto.

Foto: Heloam Sousa

Com o troféu simbólico do selo, entregue pelas mãos da conselheira do Tribunal de Contas do Estado e primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joatan Júnior, destacou a simbologia do momento para o município. “É um momento de muita alegria para o nosso município receber essa premiação, isso demostra que estamos comprometidos com a infância, e sobretudo, um reconhecimento das ODS atingidas, que ao longo desses últimos quatro anos, fortaleceu políticas públicas voltadas a proteção integral de nossas crianças e adolescentes.”, enfatiza o presidente.

A articuladora do Selo Unicef em Canaã dos Carajás, Erika Nayanna, destacou que a certificação reflete o compromisso do município com as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. “O Selo Unicef representa uma grande conquista para o município e demonstra o compromisso da gestão atual em promover ações efetivas. Durante esta edição, demos continuidade a ações iniciadas em edições anteriores, como a Semana do Bebê, que se tornou lei, e implementamos novas iniciativas, como a execução da Lei de Escuta Protegida. Essas ações nos ajudaram a alcançar as metas e garantir a certificação. Agora, é fundamental dar continuidade a esse trabalho na próxima edição, de 2025 a 2028.”

O município de Canaã dos Carajás foi representado pelo presidente do CMDCA, Joatan Júnior, e os mobilizadores de políticas públicas, Edna de Deus Andrade, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Gedeon Alves, representando a Secretaria Municipal Desenvolvimento Social (Semdes).

Foto: Gedeon Alves

A edição deste quadriênio, possibilitou o avanço na cobertura vacinal, melhorou os indicadores no combate a evasão escolar e promoveu o fortalecimento dos sistemas de proteção de 923 cidades que foram premiadas com o selo, onde vivem mais de 8 milhões de crianças, adolescentes e jovens de 0 a 19 anos. A próxima adesão para a edição 2025-2028, está prevista para acontecer em março do ano que vem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.