Domingo, 22 de Dezembro de 2024 14:29
94984000977
Política ROQUE SALDANHA

Preso radialista que quebrou tornozeleira e xingou Moraes

Em novembro desse ano, Roque Saldanha postou um vídeo em que quebrava a tornozeleira eletrônica e xingava o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele foi preso novamente na manhã desta sexta-feira (20).

21/12/2024 08h45
Por: Redação Fonte: UOL
No vídeo, Saldanha mostrou que quebrou a tornozeleira | Foto: Reprodução
No vídeo, Saldanha mostrou que quebrou a tornozeleira | Foto: Reprodução

O Superior Tribunal Federal (STF) e outras autoridades têm se esforçado em cumprir mandados de prisão contra pessoas que atentaram ou que cometeram crimes contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito, a exemplo do caso dos participantes do atentado do 8 de Janeiro de 2023, em Brasília (DF).

Um desses exemplos é o radialista Roque Saldanha, acusado de ter participado da incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro, que foi preso na manhã desta sexta-feira (20), em Colatina, no Espírito Santo.

A prisão foi realizada em cumprimento à ordem do ministro do STF, Alexandre de Moares, que havia decretado a prisão preventiva do radialista no último mês de novembro. Naquele mês, Saldanha divulgou um vídeo em suas redes sociais em que aparece quebrando a tornozeleira eletrônica e xingando Moraes.

O radialista já havia sido preso na Operação Lesa Pátria, deflagrada em 2023, sob a acusação de incitação à violência e atentados contra o Estado democrático de direito. De acordo com o Ministério Público, ele utilizava as próprias redes sociais para convocar atos violentos e atacar as instituições, como o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a primeira prisão, Saldanha foi libertado dez dias depois, mas com a imposição de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Somente em 2024, o radialista violou mais de 50 vezes o monitoramento eletrônico, descumprindo as ordens judiciais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.