Segunda, 12 de Maio de 2025 20:43
94984000977
Canaã dos Carajás SAÚDE

Pará registra 19 casos de Mpox; Canaã dos Carajás se prepara para atender casos suspeitos

Município reforça medidas de prevenção e alerta população sobre sintomas e importância do diagnóstico precoce para evitar complicações e disseminação do vírus.

07/05/2025 06h28
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMCC
Imagem ilustrativa. (Reprodução)
Imagem ilustrativa. (Reprodução)

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), 19 casos foram confirmados para a Mpox no estado até o mês de abril. Conhecida anteriormente como varíola dos macacos, a doença viral requer atenção da comunidade. O município de Canaã dos Carajás não registrou casos suspeitos, entretanto, a rede pública de saúde está mobilizada para atender casos suspeitos e seguir o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

O Mpox é uma doença infecciosa causada por um vírus da mesma família da varíola humana. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor muscular e o aparecimento de erupções na pele. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com lesões, fluidos corporais, objetos contaminados ou por vias respiratórias, em casos de exposição prolongada.

O coordenador da Vigilância em Saúde do município, Douglas Pacheco, explica que os cuidados são simples, mas fundamentais. “Evitar o contato direto com pessoas que apresentem sintomas, manter boa higiene das mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal e procurar uma unidade de saúde ao perceber sinais suspeitos são atitudes que fazem toda a diferença”, destaca.

Imagem ilustrativa. (Reprodução)

Se o cidadão apresentar febre, erupções cutâneas ou inchaços pelo corpo, é fundamental procurar imediatamente o Hospital Municipal Daniel Gonçalves, a Extensão ou a UBS mais próxima. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações e impedir a disseminação do vírus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.