O Hospital Ophir Loyola (HOL) promoveu na noite de quarta-feira (15) a solenidade de formatura de 24 formandos dos Programas de Residência Multiprofissional em Oncologia - Cuidados Paliativos; Uniprofissional de Enfermagem em Atenção Básica ao Câncer e Uniprofissional Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. O evento, realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, contou com a presença de diretores, preceptores e familiares.
A residência nas modalidades Multiprofissional e Uniprofissional oferecem formação interdisciplinar no contexto da educação profissional, construindo um processo que envolve saberes, relações humanas e aspectos sociais em prol da melhor assistência ao paciente oncológico. Os residentes das áreas de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional e fisioterapia atuaram por mais de 5.760 horas, em dois anos. Já os residentes em Bucomaxilofacial cumpriram carga horária total de 8.640 horas, em três anos.
A composição do dispositivo de honra incluiu a diretora-geral do HOL, Ivete Vaz; o diretor Administrativo, Fernando Velasco; a diretora de Ensino e Pesquisa, Margareth Magalhães; o diretor Clínico, João de Deus; a superintendente do Instituto de Oncologia, Ana Paula Borges; o coordenador do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Atenção ao Câncer em Terapia Intensiva, Alzinei Simor; a coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem em Atenção ao Câncer em Clínica Cirúrgica Oncológica, Clarissa Mendes; a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional Oncologia em Cuidados Paliativos, Cláudia Martins; o coordenador do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Marcelo Carneiro, e o coordenador do Laboratório de Biologia Molecular do HOL, Rommel Burbano.
A vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ilma Pastana, também integrante do dispositivo de honra, foi homenageada por Alzinei Simor, em reconhecimento a sua trajetória dentro da Academia. “Gratidão é um sentimento difícil de definir. É um dos mais fáceis de se sentir, e entre tantas formas, às vezes, nos confundimos em nomear, mas sabemos que simplesmente não é possível viver sem ser grato. Por isso, eu quero agradecer por todos esses anos que a senhora passou conosco, labutando diariamente e noturnamente, e coordenando com maestria e sabedoria”, ressaltou o coordenador.
Superação- A formanda Taís Sagica, oradora de todas as turmas, relembrou os momentos mais marcantes, como desafios, superações e sentimentos vivenciados durante a Residência. “Nós precisamos amadurecer muito rápido, pois muitos aqui saíram da graduação direto para Residência. Esse amadurecimento veio através de novas experiências e desafios. Enfrentamos muitas dificuldades, e sacrificamos uma valiosa parte de nossas vidas pessoais para estarmos no Hospital todos os dias. Desbravamos novos mares e tivemos grandes mentores, que foram verdadeiros exemplos de liderança dentro e fora do campo de atuação. A Residência é uma escola e uma vitrine. Agora nos despedimos com a sensação de dever cumprido", afirmou.
“Estamos muito felizes e com sentimento de saudade, pois passamos mais tempo das nossas vidas dentro do HOL do que em nossas casas. Os pacientes também foram grandes inspirações, pois eles nos ensinaram a desenvolver empatia, valorização e o respeito à vida. Chegamos aqui, e agora estamos destinados a uma nova fase de nossas vidas profissionais. Eu desejo um futuro brilhante e repleto de esperança para todos”, acrescentou Taís Sagica.
A diretora Ivete Vaz parabenizou os formandos e desejou sucesso nessa nova fase. “Com influência da assistência, do ensino e da pesquisa, tenho certeza que todos serão capazes de exercer um atendimento altamente especializado. Estão aptos a contribuir com cuidado integral, resolutivo e humanizado de alto nível para a população, sobretudo para a parcela mais carente da nossa sociedade”, destacou a gestora.
Homenagem- Para valorizar a excelência conquistada pelos residentes nos trabalhos de conclusão, o HOL homenageou os três concluintes que mais se destacaram em suas apresentações. Marcelle Miranda, do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Bianca Campos de Oliveira, do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem, e Laura Isadora, em Residência Multiprofissional, que apresentou o melhor trabalho, tendo como tema “Compreensão das Assistentes Sociais Sobre os Cuidados Paliativos: implicações para atuação profissional em um hospital de referência em oncologia”.
“Os nossos residentes tiveram a oportunidade de passar por uma experiência tão desafiadora quanto fascinante. A partir de agora, novos caminhos serão abertos, e as experiências já consolidadas irão se unir a novos saberes, permitindo a renovação dos afazeres em saúde. Então, busquem sempre pensar e agir fora da caixa, a fim de promover mudanças nos processos de trabalho e nas formas de atuar sobre os processos saúde-doença”, concluiu Ivete Vaz.
Texto: Viviane Nogueira – Ascom/HOL
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas