Domingo, 19 de Janeiro de 2025 12:05
94984000977
Geral Pará

Órgãos de segurança garantem zona de exclusão para proteção de tartarugas na praia do Atalaia

Quelônios têm no local um dos pontos de desova entre os meses de fevereiro e setembro

22/02/2023 12h35
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Ações integradas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública mantém pelo quinto dia a zona de exclusão estabelecida desde a última sexta-feira (17), a partir do atalho da Sofia, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, em cumprimento à recomendação do Ministério Público do Pará.

A medida judicial estabelecida pelo MPPA tem o intuito de evitar que veículos trafeguem pela ponta da Sofia, garantindo a proteção das tartarugas, que têm o local como um ponto de desova, especificamente entre os meses de fevereiro e setembro, das 16h às 08h do dia seguinte, visto que durante a noite e ao amanhecer os filhotes dos quelônios saem dos ninhos em direção ao mar. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
A barreira está sendo uma das ações da “Operação Carnaval”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança. A medida é novidade para moradores da área e também para turistas que frequentam a praia, portanto, além de fechar o trecho às 16h, está sendo feito um trabalho educativo de comunicar sobre a medida adotada e seus objetivos, como destaca o coordenador operacional da Segup, Coronel Castro Alves, que está à frente das ações durante a operação. 

Ele acrescentou ainda que, “estamos realizando um trabalho integrado junto aos órgãos de segurança em cumprimento da medida e para esclarecimento dos banhistas. Ressaltamos que o trecho fica liberado, e a partir das 16h os veículos precisam deixar essa parte da faixa de areia, podendo ser acessado apenas por pedestres”, afirmou Castro Alves. 

Ações preventivas - Outra medida realizada pelos órgãos durante o feriadão de carnaval em Salinópolis foi sendo a prevenção de atolamentos de veículos e afogamentos, em razão da preamar. Para isto, os agentes de forma integrada estão mantendo a orientação aos banhistas sobre o horário da preamar em toda a faixa de areia, garantindo assim com que a segurança dos banhistas seja mantida e intercorrências com veículos sejam evitadas. 

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Integração -Fazem parte das ações da zona de exclusão e orientações na faixa de areia agentes da Segup, Polícias Militar, Civil e Penal, Departamento de Trânsito que se mantém na barreira da área, Corpo de Bombeiros Militar, além do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, que realiza diariamente o patrulhamento com sobrevoos na área de proteção às tartarugas, seguida por toda a extensão da praia do Atalaia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.