Levar as crianças regulamente ao dentista desde os primeiros anos de vida é uma estratégia fundamental para o cuidado com a saúde bucal. No caso dos pequenos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é necessário que os pais estabeleçam uma comunicação com o profissional em relação ao comportamento específico do filho durante o atendimento.
E para esclarecer melhor o assunto e tirar dúvidas, a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste do Estado, em parceria com os alunos do curso de odontologia da faculdade Gamaliel, orientou familiares dos pacientes do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA) que utilizam os serviços da unidade.
Com o tema: "Saúde bucal e transtorno autista", a iniciativa alusiva ao Dia do Orgulho Autista, comemorado no último domingo (18), promoveu mais informação e conscientização sobre a higiene bucal, que é considerada uma atividade essencial da vida humana e precisa fazer parte da rotina diária de todos, incluindo pessoas com TEA.
Orientação -A psicóloga Roberta Pompeu, responsável técnica pelo NATEA, explicou que a ação fez questão de enfatizar a necessidade do estabelecimento do vínculo entre a criança com TEA e o dentista.
“A equipe orientou sobre a necessidade da família considerar a sensibilidade sensorial das crianças e informar ao profissional para ele possa realizar as adequações em seu consultório, como reduzir a intensidade da luz ou estímulos sonoros”, ponderou.
Outro ponto relevante durante a conversa com os usuários foi sobre a transparência em relação às dificuldades de comunicação e interação das crianças autistas.
“Desta forma o dentista pode usar técnicas de comunicação visual, como o uso de imagens e recursos visuais, para explicar os procedimentos de forma mais clara e permitir que a criança tenha tempo suficiente para se acostumar com o profissional e tenha confiança nele”, observou.
Conquistas -Emocionada, Karen Leão, que acompanha o tratamento do filho autista, Samuel Henrique, na Poli Lago de Tucuruí, celebra cada conquista da criança. Ela relata que depois que o menino começou a realizar o acompanhamento com os profissionais do NATEA, a evolução é visível. “Hoje eu choro de alegria com cada conquista. Ele gosta de vir para cá e estar com os profissionais, e isso já é muita coisa. Por isso temos que nos orgulhar dos nossos filhos e comemorar cada vitória”, disse.
Dailane Lima é mãe de Carlos Samuel, de 2 anos e 6 meses. Aos 9 meses, a criança apresentou suspeita de autismo. Com 1 ano e 9 meses, ele começou a fazer o acompanhamento com a neurologista e iniciou a investigação; com 2 anos e 3 meses conseguiu fechar o diagnóstico de autismo.
“Logo consegui realizar o acompanhamento aqui no NATEA. Todos os especialistas são ótimos e o desenvolvimento dele é maravilhoso. Hoje ele pula, já consegue manter um pouco de contato visual. Então com isso, o diagnóstico de autismo não define o futuro do meu filho e aqui a gente encontra todo o suporte necessário é um lugar que podemos recorrer”, relatou.
Comemoração -O Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado no dia 18 de junho, foi estabelecido em 2005, pela organização norte-americana Aspies for Freedom. Desde então, a data também passou a ser celebrada no Brasil. Estima-se que, no mundo, cerca de uma em cada 100 crianças tenha Transtornos do Espectro Autista (TEA), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas estudos bem controlados relatam incidências bem mais altas, que podem chegar a um caso para cada 36 crianças.
Dicas para escovação correta
• O ideal é que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia.
• Priorize escova com cerdas macias e inicie o processo de escovação com a escova de menor cabeça e aos poucos aumente o tamanho da escova.
• Considerando o TEA, é fundamental ser paciente e ter cautela ao realizar os treinos de escovação de dentes da pessoa com autismo, pois muitas vezes precisarão do auxilio do responsável para manter a regularidade.
Estrutura -O Natea é um serviço especializado semi-intensivo, que conta com a atuação de uma pesquisa multiprofissional para avaliação e intervenção em crianças e adolescentes diagnosticados ou com suspeita de TEA. Hoje contamos com cerca de 50 pacientes fixos.
Perfil -A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública localizada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.
Texto:Ascom Poli Lago de Tucuruí
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva