O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) deu continuidade às ações pela Semana do Meio Ambiente em Monte Alegre, município na região de integração do Baixo Amazonas. Por meio da Gerência da Região Administrativa da Calha Norte I (GRCNI), foram realizadas novas atividade com o intuito de conscientizar a sociedade para a necessidade de preservar os recursos naturais.
A Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) permaneceu como sede para as programações que tiveram início no dia 1º de junho. No dia seguinte, houve uma pedalada ecológica da área urbana do município até a UC, promovida em parceria com o Grupo Amigos do Pedal, que reuniu cerca de 150 participantes.
Em seguida, foi realizada uma palestra sobre os desafios do ecoturismo na Amazônia, ministrada pela professora Ana Mary Lins, turismóloga da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Monte Alegre. O público também assistiu às apresentações culturais da Banda de Música Municipal, do Grupo da Melhor Idade e do Grupo Quilombola Foliões do Airi.
Já no quarto dia, foram oferecidos diversos serviços de saúde à população, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação “Comando Médico” ocorreu na Comunidade de Paituna, situada no entorno do PEMA. Moradores de outros povoados vizinhos também aproveitaram a ocasião para terem acesso a serviços de avaliação odontológica, consultas médicas, aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas.
No quinto dia de atividades foi realizada uma “Gincana Ecológica” entre os alunos das escolas municipais das comunidades de Ererê, Santana, Paituna, Lages, Maxirazinho e Maxira, todas localizadas no entorno do PEMA. A programação educativa contou com a presença de diversos alunos, que também realizaram o desfile com roupas feitas com materiais recicláveis, danças típicas e recitaram poemas sobre a importância do meio ambiente.
P ara o titular da GRCNI, Jorge Braga, a Semana do Meio Ambiente 2023 alcançou todos os objetivos previstos.
“Começando pela liderança logística de transporte, pois colocar 500 pessoas em dia de evento no Centro de Visitantes do PEMA, exige uma enorme logística, mas que foi superada pelas parcerias que fizemos, especialmente com a Secretaria Municipal de Educação. A difusão mais profunda das questões ambientais também foi importante e vitoriosa, assim como a participação dos comunitários do entorno da UC durante todo o evento”, enfatizou o gerente.
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva