As ruas da Ilha de Cotijuba, localizada da região das ilhas de Belém, foram tomadas por um colorido dos chapéus dos alunos da Escola Estadual Professora Marta da Conceição. O cortejo cultural, que teve como referência a valorização e resgate da identidade cultural, foi realizado na última quarta-feira (28), em celebração ao mês junino.
O projeto existe há dois anos e tem como objetivo integrar o corpo discente e a comunidade, com isso fomentar o protagonismo juvenil. “O evento transbordou alegria, conhecimento e respeito entre os envolvidos, e é essa a nossa missão de promover essa cultura de paz para além dos muros da escola”, comenta Lorena Pinheiro, diretora da unidade.
Durante a programação, os estudantes também apresentaram assuntos que foram desenvolvidos durante o primeiro semestre na escola, entre eles a preservação do meio ambiente, a luta contra a exploração sexual de crianças e o enfrentamento à intolerância religiosa. Também houve uma apresentação nas ruínas do Educandário Nogueira de Farias.
“Participar do cortejo foi um momento muito especial porque é uma quebra de rotina. É um momento em que todos se reúnem, todo mundo trabalhou em conjunto para fazer os cartazes, além de ser uma organização muito boa, uma sincronia muito legal e isso foi um gesto muito bonito de se ver e de se participar”, disse Maristela Pacheco, aluno do 3°ano do Ensino Médio.
O cortejo finalizou com a chegada no espaço escolar, que deu continuidade à sua tradicional festa junina, juntamente com toda a comunidade escolar, configurando a proposta da valorização cultural dos povos dos rios e das florestas.
Texto:Bianca Rodrigues/Ascom Seduc
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 27°
Chuva