Trezentas famílias moradoras do entorno de áreas de influência de mineração em Canaã dos Carajás, no Carajás, são protagonistas de um estudo especial capitaneado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Por meio de um termo de cooperação técnica assinado em junho com a Horizonte Minerals, a equipe de especialistas da Emater está iniciando um diagnóstico socioprodutivo para identificar tradições e potenciais de agricultores familiares que historicamente ocupam a região do Níquel Vermelho.
De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Canaã, o engenheiro ambiental Matheus Souza, especialista em Geotecnologia, a perspectiva é de atendimento no panorama de responsabilidade social: “Pelo que já constatamos a priori, as famílias trabalham sobretudo com olericultura e fruticultura, a exemplo de banana, goiaba e limão”, detalha.
"O gestor destaca que a parceria com a Prefeitura, com as entidades sociais e com as empresas operantes no município amplia a cobertura do serviço público: “Pensamos sempre no envolvimento mútuo e em um funcionamento da Emater que contemple a realidade e os interesses dos produtores”, diz.
No caso da assinatura de agora, estão previstos um investimento de cerca de R$ 200 mil e uso de tecnologias tais quais drone. Em um prazo de cinco meses, o resultado será um banco analítico de dados que possa fortalecer estratégias sustentáveis de atuação tanto do Governo do Estado, como da iniciativa privada.
O gerente de relações com comunidades da Horizonte, Nildo Frasão, diz que o diagnóstico conferirá respaldo para planejar e efetivar apoio e suporte: "A partir de sabermos o que as famílias produzem, o que ainda não produzem e o que querem produzir, poderemos contribuir com mais consistência", aponta.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Níquel Vermelho (Asspraniv), Antônio Fraga, a conjuntura é de se construir um relacionamento entre o setor da mineração e a Comunidade: "buscamos ações que ajudem de verdade os produtores rurais e por meio de que a Emater possa nos prestar assistência técnica, emitir caf [cadastro nacional de agricultura familiar] e intermediar acesso a políticas públicas importantes, como crédito rural”, diz.
Como agricultor, a liderança Fraga, de 43 anos, cultiva milho no Sítio Dois Irmãos, com uma colheita anual que ultrapassa as 15 toneladas. Segundo a liderança, o objetivo também é restaurar o autoabastecimento agrícola de Canaã: "Com incentivo, os agricultores daqui assumirão as cadeias produtivas, de modo que não seja necessário importar de outros municípios”, considera.
Texto de Aline Miranda
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas