Com direito a todo o ritual que uma sessão de cinema tem, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, realizou a primeira sessão de cinema para as crianças internadas na ala pediátrica da unidade. O filme “A Era do Gelo” foi o escolhido da vez e encantou pacientes e acompanhantes.
Atenta a cada cena, Lara Sarmento, de 8 anos, que está na unidade desde o dia 6 de junho tratando uma infecção, se divertiu assistindo à animação. “Eu gostei bastante da preguiça, ela é engraçada”, sorriu.
Para a doméstica Lidiane Moreira, de 30 anos, que está acompanhando a filha Maitê, de 3 anos, internada em tratamento de pneumonia e derrame pleural, a iniciativa torna o ambiente hospitalar mais leve. “Ela gostou muito. Nos distraímos um pouco da rotina desse hospital”, disse.
Humanização
A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explicou que a programação, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), teve como objetivo humanizar o ambiente hospitalar por meio da implementação de uma atividade de lazer.
“Essas iniciativas visam promover momentos de alegria e contribuem para o bem-estar emocional e psicológico da criança. Com essa ação de hoje, trabalhamos o lúdico e a imaginação dos pequenos. O GTH construiu um cenário e preparou todo o ambiente para recebê-los. Também escolhemos um filme que passa uma mensagem positiva, que ensina lições importantes sobre a amizade, coragem, resiliência e superação. Esses valores podem ajudar as nossas crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais, além de promover um senso de otimismo e esperança”, enfatizou.
Além da assistência, o HRAS trabalha para promover às crianças um atendimento humanizado. “Atualmente, temos o Projeto Pronto-Sorriso, que as sextas-feiras, traz uma temática com atividades lúdicas para o PS Infantil, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor”, disse Suzane. O HRAS conta também com a Pet-Terapia e a Biblioteca Itinerante, com mais de 300 obras, entre elas, temas infantis para despertar nas crianças o prazer pela leitura.
Referência
A unidade se tornou referência na Região Metropolitana por ter uma infraestrutura completa. O HRAS conta com 25 leitos clínicos pediátricos, 10 leitos cirúrgicos pediátricos e 10 leitos de UTI pediátrica, com atendimento médico e de enfermagem durante 24h por dia, além da equipe multiprofissional.
"Nossa missão é atender nosso usuário em sua integridade, com humanização e respeito aos direitos da criança”, observou Barbara Freire, diretora-técnica.
O Abelardo Santos tem também o suporte de 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros. Os leitos estão divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).
"Contamos com um pronto-socorro pediátrico, com infraestrutura de sala vermelha, sala amarela e sala azul; atuamos na internação clínica pediátrica com cirurgias e observações na Unidade de Terapia Intensiva, além do acolhimento na Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs)", reforçou Bárbara Freire.
Serviço- O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom HRAS
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas