A campanha intitulada “Dê asas à imaginação” é uma iniciativa da Comissão de Humanização, do Hospital Regional do Tapajós (HRT) em Itaituba, sudoeste paraense, com o objetivo de estimular a leitura entre os pacientes e acompanhantes durante a estadia na unidade. Na primeira etapa da campanha, os livros arrecadados ficarão no setor de nefrologia.
A leitura pode ajudar no processo de recuperação e oferecer uma sensação de conforto e esperança. Os estudos mostram que a leitura regular pode reduzir o estresse, melhorar a concentração, aumentar a empatia e até mesmo prevenir doenças. Além disso, a leitura é uma forma de escapar do estresse e mergulhar em um mundo de imaginação e criatividade.
Silvio Jadão é o psicólogo idealizador do projeto e falou da necessidade de oferecer esse diferencial nas sessões. “Vi na biblioterapia um excelente exercício cerebral tanto para os pacientes, quanto para os acompanhantes que ficam muitas horas nas sessões, outros ficam por dias aqui no hospital, além de que a leitura ajuda a reduzir os sinais de ansiedade”, explicou.
A nefrologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças renais. O tratamento mais utilizado pelos pacientes renais crônicos é a hemodiálise, no HRT 45 pacientes são atendidos diariamente.
Humanização
A presidente da Comissão de Humanização ressaltou a importância de criar um espaço lúdico no setor de nefrologia, para que os pacientes e acompanhantes tenham opções de distração nas sessões de hemodiálise. A segunda etapa da campanha vai arrecadar livros para outros setores do hospital.
“Iniciamos a campanha depois do projeto elaborado pelo psicólogo do setor de nefrologia que viu a necessidade de idealizar a biblioterapia. Colocamos em prática a ação e estamos em fase de arrecadação, mas já temos uma boa expectativa com relação a quantidade de material que será recebido, o objetivo é adequar o projeto para outros setores do hospital”, disse.
São livros novos e usados (em bom estado de conservação), de gêneros variados, como romance, drama, policial e trilogias, além de literatura infantojuvenil.
O diretor geral do Hospital Regional do Tapajós afirma que projetos de leitura ajudam a fomentar a cultura de leitura, e principalmente a estrutura emocional dos pacientes. "Sabemos que a saúde mental e emocional é fundamental para a recuperação dos nossos pacientes. E é por isso que incentivamos a leitura e apoiamos projetos de leitura na instituição. Esperamos que todos possam desfrutar dos muitos benefícios que a leitura tem a oferecer”, afirmou.
Para receber as doações, uma caixa personalizada pela equipe de Humanização da instituição foi colocada na recepção do HRT. A expectativa é que os mais de 800 funcionários do hospital e outros segmentos da população participem da campanha até 31 de julho. Quem quiser doar basta dirigir-se à recepção no térreo e deixar os livros na caixa. Já público externo pode deixar os livros na guarita de entrada com a identificação “doação”.
O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto da Ascom HRT
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas