O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou na terça-feira (18) palestras educativas sobre os riscos de intoxicação alimentar e desidratação no verão amazônico. A iniciativa, que integra o Projeto "Saúde em Foco", buscou conscientizar os usuários sobre a importância de consumir alimentos saudáveis e de se manter hidratado no período mais quente do ano.
"As ações de prevenção implementadas em nossas unidades têm um impacto positivo na saúde dos paraenses, pois ajudam a evitar doenças e promover um estilo de vida saudável. Buscaremos garantir que essas ações sejam frequentemente realizadas", destacou Rômulo Rodovalho, secretário de Estado de Saúde Pública. Usuários aprovaram as orientações repassadas por profissionais do Hospital Regional
Moradora de Marabá, a usuária Mara Silva, encaminhada ao hospital para consulta cardiológica, considerou "extremamente importante tomar cuidado com o que consumimos para preservar a saúde. Depois dessa palestra vou ficar mais alerta, e verificar cuidadosamente a procedência dos alimentos que adquiro".
O "Saúde em Foco", promovido pela Comissão de Humanização da unidade, visa fornecer informações relevantes sobre saúde à comunidade. Para isso, conta com equipe multiprofissional, que percorre corredores, recepções e unidades de internação levando informações diretamente aos pacientes e seus familiares.
Ana Matos, residente em Parauapebas, município próximo a Marabá, foi fazer uma para tomografia e também falou sobre a iniciativa. "As palestras foram esclarecedoras e contribuíram para dissipar todas as dúvidas sobre o assunto. Agora, estou ciente de que devo buscar atendimento médico para obter orientações adequadas, caso apresente sintomas de intoxicação e desidratação", acrescentou.
Orientações- Realizadas pelo Serviço de Nutrição Clínica (SNC), as ações de conscientização abordaram os principais sintomas da intoxicação alimentar, que incluem náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e febre, e da desidratação, que provoca sede intensa, boca seca, urina escura e diminuição da produção de urina. Palestrante ressaltou a necessidade de manter o corpo hidratado
"Nessa época do ano, as altas temperaturas e a umidade elevada favorecem a proliferação de micro-organismos nos alimentos, aumentando os riscos de contaminação. É imprescindível também manter-se hidratado, pois o aumento da transpiração e a exposição ao calor podem levar à desidratação", enfatizou a palestrante Edilene Lima, nutricionista que atua no HRSP.
A especialista compartilhou informações essenciais para garantir uma alimentação saudável e hidratação adequada no verão. "Beba água regularmente e consuma alimentos como melancia, pepino e abacaxi, que ajudam a repor os níveis de hidratação do corpo. Opte por refeições leves e frescas, saladas coloridas, legumes grelhados e alimentos ricos em proteínas magras, peixes e frango. Evite o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas, pois podem causar desidratação e prejudicar a saúde", afirmou.
O diretor Executivo do Hospital Regional, Benjamin Ferreira, ressaltou a relevância da ação para prevenir doenças: "Estamos empenhados em oferecer atendimento integral à comunidade, não apenas no tratamento de doenças, mas também na promoção da saúde", afirmou.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará pertence à rede de saúde do governo do Estado. É gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com 115 leitos, a unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade, para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Texto: Ascom/Hospital Regional do Sudeste
Mín. 20° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuvas esparsas