O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) retomou as atividades do Projeto Capelania, que proporciona um ambiente mais acolhedor aos funcionários, usuários e acompanhantes na unidade hospitalar. O projeto reiniciou com a celebração de missa pelo padre Evandro Márcio Santana, da Paróquia de São José e Santa Terezinha do Menino Jesus, e a presença dos assistentes espirituais do projeto. As atividades confortam os pacientes, ajudando a enfrentar doenças, manter o tratamento e fortalecer a esperança na recuperação.
O HRPM também promoveu um culto, ministrado pelo pastor José Haroldo Monte Verde, da Igreja do Evangelho Quadrangular. Os atos religiosos trazem benefícios a profissionais, usuários e acompanhantes
Danielle Barbosa, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), disse que os eventos religiosos são importantes para todos. “Eles ficam muito sensibilizados. Percebemos que ocorre uma renovação no sentimento de continuar lutando e acreditando no processo de melhoria e restabelecimento da saúde. Para nós, profissionais, traz mais força pra continuarmos nos doando cada vez mais, e com mais amor pela saúde dos nossos usuários”, ressaltou.
A Lei Federal nº 9.982, de 14 de julho de 2000, dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares. Segundo Danielle Barbosa, o Serviço de Capelania envolve ações voluntárias para pessoas no hospital ou em outros lugares, compartilhando a fé por meio de atividades humanitárias, como apoio emocional, espiritual, recreativo, educativo e social.
Aprovação- Chirlene Lopes, 32 anos, usuária do HRPM, participou da programação religiosa e disse que o projeto alivia o estresse do período no hospital. Ela acrescentou que na espiritualidade encontrou alívio para seguir confiante. “Como acompanhante no Regional fico abalada. É difícil enfrentar esse processo, e quando tem os cultos e missas eu e minha mãe ficamos com a fé renovada. Quero parabenizar esse projeto lindo no hospital. Ficamos mais fortes. Esse projeto é fundamental”, afirmou.
As visitas religiosas ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 h. Os cultos e missas são realizados na penúltima quinta-feira do mês. A missa, das 9 h às 10 h, e o culto, das 14 h às 15 h.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Presta assistência em média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, incluindo os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.
Serviço:O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (91) 3783 2140 /3783 2127.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva