O Núcleo de Patrimônio, da Coordenadoria Regional de Castanhal da Polícia Científica do Pará (PCEPA), realizou perícia no prédio de um estabelecimento comercial em Paragominas, que realiza a distribuição de gás e água. Parte da laje desabou sobre duas pessoas, sendo que uma delas veio a óbito no local. A perícia atendeu a requisição da 13ª Seccional daquele município.
Segundo o perito que realizou o procedimento, o engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho Fernando Douglas Santos, a perícia consistiu em verificar a situação estrutural da laje. “A laje se apresentou sem apoio na extremidade, com poucas ferragens, abaixo do necessário para manter a estrutura. A falta da ferragem adequada gerou colapso na estrutura”, afirmou o perito.
Após o desabamento, o Corpo de Bombeiros Militar recomendou a demolição do restante da laje, entretanto, apenas o que ainda restava foi suficiente para a realização da perícia. “Pelo restante da ferragem, pela quantidade e espessura do ferro que sustentava a laje, é possível observar que foi uma laje subdimensionada, ou seja, não foi suficiente”, concluiu o perito Fernando.
Agora, o laudo conclusivo da perícia de engenharia da PCEPA de Castanhal, que está em fase de execução e tem prazo legal de 10 dias, que pode ser prorrogado pela mesmo período, irá auxiliar o inquérito da Seccional de Paragominas.
O Caso - O acidente ocorreu no dia 28 de outubro, no empreendimento localizado na PA-125, próximo ao Parque de Exposições da cidade. Segundo a Polícia Civil, dois funcionários estavam na frente da empresa, quando foram surpreendidos com a queda da estrutura, da altura de cerca de três metros, sendo que um deles, de 19 anos, veio a óbito, e o outro foi submetido à amputação de um dos pés.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva