O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) testemunhou na quarta-feira (15) uma história inspiradora. Camilla Carvalho Salgado Silva, 35 anos, diagnosticada com síndrome hipertensiva, teve a oportunidade única de participar do Vestibular Unificado Idomed 2024/1, que inclui o concorrido curso de Medicina, sem sair de seu leito hospitalar.
Ao enfrentar os problemas de saúde, Camila buscou alternativas para não abrir mão do sonho acadêmico.
A coordenadora da equipe multiprofissional do HRAS, Thais Araújo, entrou em contato com a Econrio, responsável pela realização do vestibular, e solicitou a possibilidade de a paciente fazer a prova no ambiente hospitalar. Segundo ela, a empresa acionou a equipe do Hospital Abelardo Santos, iniciando uma jornada que envolveu diversos profissionais.
Após uma análise cuidadosa das questões psicossociais envolvidas, a equipe autorizou a aplicação da prova na sala de atividades do 6º andar, criando uma oportunidade excepcional para Camilla seguir buscando seus objetivos. Camilla Carvalho Salgado Silva fez a prova e agradeceu aos profissionais do HRAS
Gratidão- Depois de concluir a prova, Camilla expressou sua gratidão. “Foi um gesto que fez toda a diferença para mim. Sou grata por essa oportunidade única”, disse a paciente.
Essa experiência destaca o comprometimento das instituições envolvidas em proporcionar oportunidades inclusivas, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras.
A diretora Assistencial da unidade, Renata Oliveira, ressaltou que “em momentos como esse, onde a superação se manifesta de maneira tão notável, somos lembrados do papel essencial que desempenhamos na vida de nossos pacientes. A flexibilidade e sensibilidade demonstradas por toda a equipe, aliadas à parceria com a Econrio, foram fundamentais para possibilitar que a paciente pudesse perseguir seus objetivos acadêmicos”, frisou.
Segundo ela, o compromisso dos profissionais do HRAS vai além do cuidado físico, pois buscam criar um ambiente que promova bem-estar emocional e concretização de sonhos. “Agradeço a todos os profissionais envolvidos até a equipe da Econrio, por tornarem possível este gesto de humanidade e empatia. E que esta experiência inspire não apenas nossa equipe, mas também outros hospitais e instituições, a adotarem abordagens inclusivas, adaptando-se às necessidades singulares de cada paciente”, acrescentou Renata Oliveira.
Serviço:Unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, o Hospital Regional Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A instituição disponibiliza 11 especialidades médicas e conta com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos.
Texto: Ascom/HRAS
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 22° Máx. 28°
ChuvaMín. 22° Máx. 25°
Chuva