Com unidades físicas em todos os 144 municípios paraenses, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemora o aniversário de 59 anos, nesta terça-feira (3), com o lema “Sustentabilidade Rumo à Cop - 30” (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025) e programação que consagra a importância histórica e a trajetória de desenvolvimento sustentável.
O presente especial de 2024 vem em forma de legislação, com a instituição legal da Semana Estadual de Extensão Rural e do Extensionista Rural, por força da lei ordinária nº 10.723, proposta pelo deputado estadual Josué Paiva (REP), promulgada pelo governador Helder Barbalho, em 1º de outubro passado.
“A Emater está presente e posso dizer que é um presente pra gente, no dia a dia. Ótimo acompanhamento, muita paciência pra nos amparar, proporciona resultados verdadeiros e positivos”, declara a extrativista de açaí Marcela Alves, de 36 anos, atendida pela Emater há 16 anos na ilha Santo Antônio, às margens do rio Pará, em Oeiras do Pará, no Marajó.
Para o supervisor do escritório regional da Emater no Marajó, o sociólogo Alcir Borges, especialista em Gestão Pública e Sociedade, a atuação da Emater na região pauta a inclusão e encaminha a mensagem de que é possível o uso múltiplo da floresta amazônica, com geração de renda para as famílias: “O Marajó é um arquipélago gigante e exuberante, que nossos extensionistas desbravam, levando políticas públicas que tratam da produção e dos aspectos socioambientais. Trabalhamos a potencialidade de cada extrativista marajoara!”, afirma.
Por todo o Pará
A alguns quilômetros, em Capitão-Poço, no Rio Capim, a equipe do escritório local da Emater comandará na sexta-feira, 6 de dezembro, Dia Nacional do Extensionista Rural, um programa de rádio exclusivo para contar a memória da Emater no município. A transmissão ao vivo realizar-se-á de 12h às 13h, na Rádio Terra 90.1 FM.
“Vamos retomar, por exemplo, a informação de que foi por iniciativa da Emater, na década de 1970, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura [à época, Sagri; hoje, Sedap) que Capitão-Poço começou a investir na citricultura, tornando-se atualmente o pólo de laranja do estado do Pará”, prenuncia o chefe inteiro do escritório local da Emater em Capitão-Poço, Jerry Dennys Siqueira, engenheiro agrônomo.
Já em Santarém, no Rio Caeté, os servidores estão convidados para, de segunda (2) a sexta-feira (6), doar sangue em uma campanha em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Quanto a Canaã dos Carajás, no Carajás, o I Simpósio de Extensão Rural de Canaã dos Carajás, organizado pelo escritório local, reunirá, na quarta-feira (4), às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, entidades e profissionais envolvidos com assistência técnica e extensão rural (ater) para premiar os projetos com mais impacto social, sustentabilidade, relevância, metodologia e inovação.
Outra ação prevista Pará adentro é a entrega de cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) em duas áreas de proteção ambiental (apas), na quinta-feira (5): Ilha de Algodoal, pelo escritório local da Emater em Maracanã, na região Guamá, e Ilha de Cotijuba, distrito da capital, pelo escritório local de Belém.
Serviço:
A programação completa da Semana do Extensionista Rural está no site www.emater.pa.gov.br e nas redes sociais da Emater.
Texto de Aline Miranda
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva