As fontes de energia renováveis e naturais são fundamentais para a preservação do meio ambiente. Com a proximidade da COP 30 em Belém, o Governo do Pará tem investido em obras cada vez mais sustentáveis.
Mais um importante avanço para o mercado de gás natural no Estado: começaram, em Barcarena, as obras no sistema de distribuição que interliga a Companhia de Gás do Pará à Usina Termelétrica Portocem Geração de Energia S.A.
Localizada no Porto de Vila do Conde, a UTE será conectada ao sistema de distribuição da Gás do Pará, o que permitirá o fornecimento de gás natural (GN), essencial para a operação da Usina.
Com uma capacidade de geração de 1,2 gigawatts (GW), a UTE, cuja energia será disponibilizada no Sistema Interligado Nacional, terá um papel estratégico na geração e distribuição de eletricidade para o país, consolidando o município de Barcarena como um importante polo energético.
O início das obras para interligação representa mais um marco no fortalecimento da cadeia de gás natural no Pará. "Este é um momento importante para o desenvolvimento do setor de energia no Estado, com perspectivas de impulsionar ainda mais a economia local e atrair novos investimentos", destaca o diretor-presidente da Companhia, Fernando Flexa Ribeiro.
"A cada ampliação dos serviços, reforçamos o compromisso da Companhia em seguir as diretrizes do governador, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hana Ghassan, transformando a matriz energética da indústria em uma energia mais limpa e sustentável, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente", acrescenta Fernando Flexa Ribeiro.
O gás natural chega ao Pará na forma liquefeita (GNL), em navios metaneiros provenientes da empresa norte-americana New Fortress Energy. A partir disso, o GNL é transportado por gasodutos até à estação de recebimento da Gás do Pará, localizada no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, onde é processado e, em seguida, distribuído para atender às demandas das indústrias locais.
“Essa transição, que já impacta positivamente Barcarena, não se limitará a esse polo industrial. Municípios como Marabá, Juruti, Oriximiná e a Região Metropolitana de Belém também serão beneficiados com o fornecimento do GN”, comenta o diretor-presidente.
A ampliação da infraestrutura de distribuição promete levar os benefícios do gás natural para outras regiões do Estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a modernização da matriz energética paraense, em consonância com a preparação para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025.
FÉRIAS DE JULHO Detran orienta condutores a regularizarem CNH e licenciamento antes de viajar
INFRAESTRUTURA Governo do Estado garante asfalto para onze municípios no Oeste do Pará
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Conselho Tutelar fala sobre criança encontrada acorrentada em Itaituba
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende carga de combustíveis e bebidas irregular no Sudeste do Pará
DONA HONORATA Paraense de 120 anos pode estar entre as mais longevas do mundo
SAÚDE Governadora Hana Ghassan visita obras do novo Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas