A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou na manhã desta segunda-feira (30), no auditório da sede central, o “Encontro de Trabalhadores da Saúde Mental: Tecendo Redes”. A programação é alusiva à campanha nacional Janeiro Branco, dedicada à atenção às questões relacionadas à saúde mental.
A programação contou com a participação de gestores, trabalhadores e estudantes que atuam nas Redes de Atenção Psicossocial do Estado e dos municípios. Os profissionais compartilharam em palestras experiências exitosas de trabalho em saúde mental no Pará e no restante do País, abordando a história dos tratamentos no Brasil e os principais desafios do aprimoramento da rede de atenção psicossocial do Estado.
A coordenadora estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Sespa, Ildeney Morais, falou sobre a rede atual e as prioridades do projeto de aprimoramento. Segundo ela, há necessidade de ampliação do número de leitos de saúde mental em diversas regiões de saúde do Pará, o que está incluso no plano de Expansão da Rede de Atenção Psicossocial. A coordenação trabalha com a meta de até 2025 implementar um leito de saúde mental para cada 23 mil habitantes do Pará.
A expansão da rede será fundamental para solucionar um dos principais desafios da gestão de saúde no Estado, que é descentralizar a atenção, diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos, principalmente para a capital. O objetivo é promover a saúde mental onde o paciente habita.
Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva