A segunda consulta pública do Programa Educação Por Todo o Pará, que prevê financiamento de obras e recursos pedagógicos a serem investidos na educação pública paraense, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi realizada em Santarém, no Baixo-Amazonas, na manhã desta sexta-feira (10). O evento contou com a presença de gestores da UREs da região e representantes da sociedade civil, no auditório da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas.
"Viemos fazer a apresentação da consulta pública, referente ao programa Educação Por Todo o Pará, para apresentar os impactos sociais e ambientais que as reconstruções podem proporcionar para a comunidade. Fizemos a apresentação de forma presencial e online. Já fizemos essa apresentação em Belém e agora estamos em Santarém. Então, o principal objetivo é falar sobre as melhorias de infraestruturas nas escolas, mas também ouvir a sociedade sobre como poderemos fazer isso da melhor maneira possível", explicou a consultora do BID na Seduc, Sandra Kassumi.
Para o professor Marcos Sidônio, da rede estadual de ensino de Santarém, a consulta pública debateu aspectos que possam aprimorar o ensino público na região. "É uma consulta em que estão ouvindo diretores de escolas, professores e comunidade para esse projeto importante do BID, que vai trazer melhorias na educação por meio de infraestrutura nas escolas não apenas da zona urbana, mas também na zona rural, onde temos comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Temos também que ter esse olhar diferenciado pela educação, especialmente nessa região oeste do Pará", ressaltou ele.
O secretário adjunto de Logística da Seduc, Alexandre Buchacra, destacou que um dos principais objetivos da Secretaria junto ao BID 2 é captar recursos para investir em melhorias como a aplicação e modernização de unidades escolares em diversos municípios do Estado. "O investimento ainda prevê recursos que serão aplicados no contexto pedagógico. Nos últimos quatro anos o Governo do Estado reformou e ampliou 117 unidades educacionais. O valor deste financiamento junto ao BID deverá atender outras 100 unidades educacionais pelo Estado", finalizou.
Também participaram do evento o coordenador do Projeto na Seduc Ronaldo Bitar e a deputada estadual Maria do Carmo. Em Belém, a consulta pública foi realizada, na última quarta-feira (8), no auditório da Seduc-sede. A sessão também foi transmitida pelo YouTube da Seduc.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva