A técnica de enfermagem Andreza Lacerda conseguiu tirar alguns minutos do seu plantão para discutir uma questão muito importante para ela: a saúde mental. A profissional sabe que o dia a dia em uma hospital exige muita dedicação e pode ser estressante e por isso aprovou a iniciativa de cuidar do bem-estar dos colaboradores.
“Nos preocupamos muito com os pacientes, com o que precisamos fazer durante o trabalho. Fazemos tudo para não cometer nenhum erro, afinal estamos cuidando de vidas. Aí chegamos em casa, e temos que lidar com nossos problemas pessoais. Às vezes, sobrecarrega mesmo. Eu achei a iniciativa de suma importância”, destacou.
Já Daniela Cardoso, que é encarregada de cozinha, decidiu ficar mais tempo no hospital mesmo depois do fim do expediente, para acompanhar a palestra. Ela entende que o tema é fundamental e que vai ajudar não só a ela, mas também a toda equipe com quem trabalha.
“É um tema muito relevante, a gente sabe que tem muitos trabalhadores que desenvolvem problemas psicológicos. Vou repassar a todos os colaboradores do meu setor, sobre a importância de se falar sobre isso”, comentou.
As duas são colaboradoras do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, e participaram na quinta-feira (9) de uma palestra voltada para a saúde mental dos profissionais de saúde.
Com o tema “Saúde Mental dos Colaboradores em Saúde: uma questão fundamental”, a médica psiquiatra Mariana Sarmento foi convidada para abordar os transtornos que podem acometer esses trabalhadores, sobretudo após a pandemia do Novo Coronavírus.
“Burnout, depressão, ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático, fibromialgia e uma gama de outras doenças associadas. Muitas vezes, esses colaboradores procuram outros profissionais da saúde para o tratamento, mas na verdade sofrem de transtornos psicológicos. A saúde mental laboral é fundamental. A gente precisa prestar atenção em quem cuida dos doentes”, afirmou a médica.
Para garantir o bem-estar dos profissionais, é preciso uma análise que vai além do ambiente de trabalho. O colaborador precisa buscar uma rotina saudável para se sentir bem física e mentalmente. Assim, vai poder prestar uma assistência ainda melhor ou desempenhar melhor suas funções.
“Como está o cuidado desse colaborador com o lazer dele? Com os relacionamentos interpessoais? É preciso montar uma rotina de cuidados físicos e mentais tanto dentro do ambiente de trabalho e também fora dele”, concluiu a Dra. Mariana Sarmento.
Para o diretor-geral do HRBA, Eder Lúcio de Souza, o momento foi muito importante para que cada profissional possa buscar um cuidado pessoal.
“O assunto é extremamente instigante. Principalmente depois da pandemia, surgiram algumas questões que nós ainda não temos resposta. Nosso objetivo com essa palestra é um só: cuidar de quem cuida”, reforçou.
SERVIÇO
Localizado no Oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade para cerca de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto da Ascom HRBA
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva