Em referência ao Dia Nacional da Mamografia, em 5 deste mês, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu, nesta sexta-feira (10), palestras nas recepções central e do ambulatório sobre a importância do exame, conforme o Ministério da Saúde. Foi entregue material informativo e disponibilizada a mamografia para as mulheres da faixa etária indicada, interessadas em fazê-lo.
Alcinete de Jesus, 49, foi uma das usuárias que estavam presentes e que foi contemplada com o exame da mamografia. Ela enfatiza a importância das ações em saúde realizadas no hospital. “Pessoalmente, é muito importante saber sobres esses temas, chegando em uma idade mais avançada, temos que começar a pensar na nossa saúde, temos que viver bem. Já havia um tempo sentindo alguns incômodos, tenho que priorizar minha saúde. Muito importante a ação para a população”, comentou a dona de casa.
No Brasil, a recomendação do MS é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período 2016-2020, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no Brasil, evidenciando a importância de realizar o exame. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Emanuelle Campiolo, enfermeira e membro do GTH, explica que é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, pois a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. “O diagnóstico precoce aumenta significamente as chances de cura e, por isso, o auto toque é um meio de monitoramento que deve tornar-se recorrente na rotina das mulheres”, finalizou.
Dados – O HGT realizou, no ano passado, cerca de 1.400 exames de mamografia, com média mensal de 100 exames, intensificados no mês de outubro com a campanha do Ministério da Saúde “Outubro rosa”, que aborda a temática da prevenção e monitoramento do câncer de colo do útero.
Estrutura -O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
SERVIÇO
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto de Pedro Amorim / Ascom HGT
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva