O governador Helder Barbalho assinou, neste domingo (12), a Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras de construção do novo Terminal Hidroviário Turístico do distrito de Icoaraci, em Belém.
Localizado na rua Siqueira Mendes, ao lado do atual Trapiche do distrito, o novo terminal irá garantir conforto e segurança para quem precisar embarcar e desembarcar na famosa “Vila Sorriso”, além de promover a integração do distrito com as ilhas do entorno e municípios da região do Marajó. A nova infraestrutura hidroviária também irá estimular o turismo, a economia e o desenvolvimento da região.
Durante o ato de assinatura, o chefe do Executivo Estadual falou ainda sobre a importância do novo espaço como instrumento de fortalecimento econômico e de turismo.
“O Terminal Hidroviário passa a ser um equipamento receptivo para o dia a dia dos moradores, pescadores, trabalhadores que dialogam com nossos rios. É também fundamental que possamos compreender que cada vez mais que a Amazônia precisa ter turismo ecológico e instrumentos para que navios transatlânticos possam ter um local adequado para aportar. Icoaraci é a porta de entrada, portanto, ter um Terminal Hidroviário Turístico certamente fortalece a nossa estratégia para que, a partir desse receptivo, possamos fortalecer a economia para Icoaraci e região", pontuou o governador do Pará.
Ainda durante discurso, Helder Barbalho deu mais uma novidade para moradores de Icoaraci e região e confirmou a entrega da ponte do distrito de Outeiro para o próximo dia 26 de fevereiro. “Nós vamos fazer a inauguração da ponte do Outeiro para definitivamente ter essa página virada e o acesso entre Icoaraci e Outeiro facilitado e plenamente restabelecido.” informou.
O prefeito do município de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou o reconhecimento do trabalho executado pela gestão estadual para a construção do novo terminal.
“Quero agradecer a decisão do Governo do Estado. Esta é uma obra que em breve teremos concluída. Peço para que sigam em frente com esse trabalho competente, pois essa obra vai nos possibilitar um planejamento para recepcionar turistas do mundo inteiro. Parabéns ao governador por essa obra.” pontuou.
O presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pela construção do novo terminal, Abraão Benassuly, reforçou que “esta obra é um sonho da população de Belém, especialmente da população de Icoaraci. É uma obra que vai facilitar a integração entre Icoaraci e região das ilhas, inclusive o Marajó e todas as cidades que são atendidas pelo modal hidroviário.”
Desde o ano de 2019, a atual gestão estadual já concluiu 19 obras de construção de equipamentos portuários em diversas regiões do Pará. Atualmente, outras 16 obras seguem em andamento para promover a integração dos municípios paraenses por meio do transporte aquaviário.
Investimento-O projeto de construção do novo Terminal de Icoaraci contará com investimentos na ordem de R$7,9 milhões. O espaço será construído em uma área de 650 m² e contará com amplas áreas de embarque, desembarque e circulação, guichês para a venda de passagens, banheiros, lojas, restaurantes, decks e espaços para exposições.
Já a obra naval, que irá ocupar uma área de 350 m², terá passarela coberta, rampa metálica articulada coberta, flutuantes e píer para a atracação de embarcações. A obra tem prazo de execução previsto para 18 meses.
O deputado federal José Priante (MDB), autor da emenda parlamentar que destinou recursos para a construção do terminal, também falou sobre a importância do equipamento público.
“É uma obra muito importante para quem faz o vai e vem das nossas ilhas. Muitas pessoas que não estão aqui, mas que vão aproveitar esse espaço. O terminal também vai dar oportunidade para que os cruzeiros possam chegar à nossa cidade. O reflexo será na economia, nos restaurantes, no artesanato.” afirmou o parlamentar.
Expectativa -Para quem utiliza o atual trapiche de Icoaraci diariamente, a expectativa pela construção do novo terminal é alta. É o caso da supervisora Telma Rodrigues, moradora da ilha de Cotijuba. Para ela, essa obra dará mais dignidade para quem precisa desembarcar no distrito. “Vai favorecer todas as ilhas. Já houve casos em que a ponte do trapiche desabou e tivemos que descer dentro da água. Passamos por esse sufoco. Então, o novo terminal vai melhorar bastante a infraestrutura e estimular o turismo nas nossas ilhas", declarou.
Daniel Coutinho mora na ilha de Arapiranga e diariamente desembarca no terminal para ir para o trabalho. Para ele, a atual estrutura do trapiche é precária. “Agora a tendência é a gente avançar. O terminal vai melhorar as condições da população. Por aqui passam centenas de pessoas. A gente espera que o governo faça o melhor para a população e a obra possa começar e ser concluída para que as pessoas daqui possam usufruir", destacou.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas