A primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região, o Theatro da Paz completa 145 anos na próxima quarta-feira (15). A data, que também celebra o aniversário do maestro e compositor paraense Waldemar Henrique, um dos maiores expoentes da música produzida aqui, que se estivesse vivo completaria 118 anos, terá uma programação de aniversário que inclui apresentações da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) a partir das 20h, no Theatro da Paz.
Com as portas abertas ao público em 15 de fevereiro de 1878, o Theatro é a mais completa tradução da arquitetura neoclássica. Com fachada imponente, colunas gregas, bustos de mármore, lustres de cristal, espelho de cristal francês, piso em mosaico de madeiras nobres, além das belíssimas pinturas que embelezam seu interior, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro, o Da Paz é conhecido por apresentar acústica perfeita.
Passados 145 anos, o Da Paz tem muitos motivos para comemorar. Um deles, visto à olho nu, é encontrar-se em ótimo estado de conservação, o que é uma difícil tarefa em um ambiente úmido e quente como Belém. Outro motivo é o aumento do valor simbólico do teatro, que nesses últimos anos ganhou mais notoriedade internacional, com reconhecimento público de sua importância por entidades internacionais especializadas.
Para Daniel Araújo, diretor do Theatro, a sociedade também deve se orgulhar pela conquista da democratização do acesso. “A nossa luta diária também é pela troca do paradigma norteador de nossas ações, colocando o amor e a humanização à frente, a exemplo do projeto Sons de Liberdade, que é uma das atividades de extensão, que leva o TP para muito além de seus muros, chegando ao Sistema Penitenciário e atingindo seus egressos com oficinas de capacitação voltadas às artes performáticas que objetivam a reinserção ao mercado de trabalho, por meio da cadeia produtiva da ópera”.
“Talvez uma das conquistas mais importantes seja estar em atividade desde sua inauguração. Este feito é raro no país e nesse momento há que se reconhecer o trabalho de todos e todas que ajudaram o TP a construir e manter acesa a chama da beleza e da arte mesmo em tempos difíceis. Há mesmo que celebrar esse momento, e com muito orgulho”, completou.
Quando perguntado sobre os próximos 145 anos do Theatro da Paz, Araújo responde com firmeza. “Nesse momento em que o bastão da história passa por nossas mãos, o plano é cuidar muito bem dele, com muito carinho e respeito por esse monumento que abriga e abrigou tantos sonhos e talentos, deixando-o impecável para chegada de seus 290 anos” finalizou.
Sala de Ensaio Waldemar Henrique -O Da Paz está em festa também por ver nascer um projeto há muito ansiado pelos músicos que compõem os corpos artísticos do teatro monumento. No dia 15, ocorrerá a entrega da Sala de Ensaio Waldemar Henrique, que permitirá uma estabilidade maior no cotidiano dos músicos, além de conforto, segurança e aprimoramento técnico de suas atividades profissionais. A sala possui uma área de 122 m² e está localizada no 3º pavimento do Theatro. A restauração do espaço para adequação às necessidades da sinfônica e da big band contempla refrigeração, revestimento acústico, cadeiras adequadas, além de estantes para partituras.
Para Elias Coutinho, maestro assistente e chefe do naipe de saxofone da AJB, desde sua fundação, em 1994, a Amazônia Jazz Band persegue o sonho de ter um espaço apropriado para desenvolver suas atividades. A Sala Waldemar Henrique resgata uma dívida do passado e projeta um cenário de futuro.
Programação de aniversário -A comemoração de aniversário do Theatro da Paz será marcada pelas apresentações especiais dos corpos artísticos da casa de espetáculo. Na noite desta quarta-feira (15), a Amazônia Jazz Band (AJB) traz um repertório baseado na obra de Waldemar Henrique e na noite do dia 16, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresenta com o Carnaval Sinfônico. As duas atrações ocorrem às 20h, no palco do Theatro da Paz. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).
Segundo Eduardo Lima, maestro titular da AJB, o repertório reuniu seis das mais importantes obras de Waldemar Henrique. Canções como “Tamba-tajá” e “Hei de Seguir Teus Passos” ganharam novas leituras, com arranjos de Kim Freitas. De acordo com o maestro Eduardo Lima, regente titular da AJB, o concerto será composto por oito canções e apenas duas não são de autoria de Waldemar Henrique. “Foi uma tarefa difícil escolher entre as mais de 150 músicas deixadas pelo fenomenal compositor Waldemar Henrique. Mas, conseguimos fazer uma triagem, já que alguns arranjos a orquestra já tocava”, explicou o maestro titular da AJB.
O concerto Carnaval Sinfônico já virou uma tradição anual para variar o repertório da OSTP, já que existem diversas composições eruditas com a temática carnavalesca, como é o caso de Ernani Aguiar que usou ritmos brasileiros, porém, dentro de uma linguagem mais rebuscada e erudita e compôs para orquestra sinfônica. Sendo o Carnaval uma festa internacional, outros compositores eruditos também deram a sua contribuição no âmbito dessa festa e fizeram repertórios com a técnica erudita de composição, com temáticas mais populares. O público da OSTP vai apreciar em ritmo de carnaval, músicas de compositores europeus e brasileiros que fazem alusão à festa.
Visitas gratuitas -No período de 15 a 19 de fevereiro, semana de aniversário do Theatro da Paz, as visitas guiadas que ocorrem diariamente no teatro monumento serão gratuitas. O serviço ocorre de terça a sexta às 09h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h.
Serviço:
145 anos de Theatro da Paz
15/02/23 (Quarta-feira) Apresentação da Amazônia Jazz Band, às 20h
16/02/23 (Quinta-feira) Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, às 20h
Local: Theatro da Paz
Ingressos
Os ingressos para as duas apresentações serão disponibilizados no dia de cada evento, a partir das 9h, na bilheteria do TP e custarão R$2,00 (dois reais), duas unidades por pessoa/CPF e pelo site www.ticketfacil.com.br.
Texto:Úrsula Pereira/Ascom Theatro da Paz
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsas