A astronomia sempre esteve presente no cotidiano da humanidade, seja na observação do céu, nas estações do ano ou no plantio e colheita na agricultura. No cinema e na literatura, inspirou e foi tema para diversos títulos. Agora, a proposta de observar planetas, manchas solares ou a lua no ambiente escolar foi consolidada no 1° PopAstro: mostra de astronomia e ciências espaciais na Amazônia, evento realizado nesta segunda-feira (27), na Escola Estadual Jornalista Rômulo Maiorana, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).
Além das observações espaciais feitas por telescópio na quadra da escola, a programação conta com palestras sobre astrofotografia, história dos telescópios e Projeto Apollo, e também experimentos lúdicos feitos com materiais recicláveis.
A programação será realizada nos três turnos na Escola Rômulo Maiorana. “Fomos contemplados com esse evento único em Ananindeua. Esperamos que todos os alunos possam participar das experiências e ver o céu. Está sendo maravilhoso, porque sabemos que o assunto é de interesse ímpar dos estudantes. Sempre estamos correndo atrás de bons projetos, para que os alunos tenham oportunidade de vivenciar coisas diferentes. E nossa equipe docente abraça a causa. É um projeto multidisciplinar. E com os alunos aprendendo, já ganhamos nosso objetivo de vida”, garantiu a diretora Claudiane Batista. Atualmente, a escola atende 1.500 alunos, divididos em 20 turmas de ensino fundamental e médio (regular e EJA – Educação de Jovens e Adultos).
Álvaro Araújo, aluno do 7° ano, pretende seguir carreira na área da Física. “Gostei bastante da mostra. Não temos muito esse tipo de evento por aqui. É importante aprender sobre o astros, essa imensidão que temos”, contou.
Em 2018, ela desenvolveu o “Guia para Ensino de Astrobiologia para a Região Amazônica”, que compôs a dissertação de Mestrado em Ensino de Astronomia, no Instituto de Astronomia e Geofísica da USP (Universidade de São Paulo). O trabalho foi premiado como a melhor dissertação do programa naquele ano.
Conhecimento- O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA) é um centro de ciências dedicado a difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica ao público em geral.
Ao longo de mais de 15 anos o Núcleo tem promovido diversas atividades, como aulas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, oficinas e apresentações para escolas.
Texto: Sâmia Maffra - Ascom/Seduc
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva