Uma comitiva do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), formada por técnicos e membros da Diretoria Executiva, está em Palmas, capital do Tocantins, desde esta quarta-feira (01), para iniciar a cooperação técnica com o Regime Próprio de Previdência Social daquele estado.
O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, apresentou as estratégias que colocaram a autarquia paraense entre os institutos previdenciários mais eficientes do Brasil. "O Igeprev tem muito interesse em colaborar com o Instituto Previdenciário do Estado do Tocantins, para que modernize sua estrutura e passe a resgatar recursos a que tem direito junto ao INSS, via Comprev. É louvável o empenho do RPPS do Tocantins em se preparar tecnicamente para essa tarefa. Para isso, contará com o apoio do Igeprev do Pará", informou o gestor.
O Pará é o quarto no ranking nacional com melhor desempenho no resgate de recursos provenientes de compensação previdenciária, uma fonte de receitas importante para a manutenção de pensões e aposentadorias.
A equipe do Igeprev está compartilhando com os operadores do sistema previdenciário tocantinense a experiência exitosa em Comprev. Os técnicos do pará estão repassando informações sobre legislação, métodos e processos aplicados pelo Igeprev a suas fontes de receitas, especificamente à compensação previdenciária, além de modelos de controle estratégico, política de investimentos e compensação financeira entre os regimes de previdência.
Capacitação- A parceria, firmada a pedido do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prevê troca de experiências por meio de capacitações presenciais e a distância. O convite para o intercâmbio veio após a repercussão da atuação do Igeprev, destacada no Congresso Internacional de Gestão de Previdência Social, realizado em Brasília (DF), em novembro do ano passado.
Atualmente, o Instituto Previdenciário do Tocantins é o 16? no ranking da Secretaria Nacional de Previdência, que avalia o desempenho dos RPPS. Em 2022, o órgão arrecadou, via Comprev, aproximadamente R$ 45 milhões, enquanto a autarquia paraense finalizou o mesmo exercício com mais de R$ 256 milhões resgatados.
A primeira etapa das ações no Tocantins prossegue até esta quinta-feira (02).
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 28°
Chuva