As obras do Centro de Ensino e Pesquisa (CEPE) estão a pleno vapor na área centenária da Fundação Santa Casa, em Belém. A execução dos serviços de reconstrução de espaços, entre os quais as benfeitorias estão em curso para otimizar a estrutura física e assegurar benefícios para quem busca os serviços na Instituição, estão 90% concluídas em sua 1ª etapa.
O engenheiro civil e coordenador de Estrutura Física e Funcional do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga vem sendo uma das prioridades da gestão atual da Fundação. “A manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender às necessidades da instituição”.
Atenta às necessidades de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, e uma das mais aguardadas é a do Complexo Centenário, que abrange parte da avenida Generalíssimo Deodoro e da Rua Oliveira Belo, e vem sendo executada com valor orçamentário da primeira etapa de aproximadamente R$ 6,3 milhões.
O engenheiro da Santa Casa, responsável por acompanhar o andamento das obras, diz que o CEPE vai funcionar em uma área em torno de 1.585 metros quadrados e seu acesso será pela antiga escadaria da Avenida Generalíssimo Deodoro, esquina com a rua Oliveira Belo. “A área já está na reta final, com 90% de obras concluídas e deve ser entregue até o final do próximo mês. A climatização do ambiente já está na fase de testes, que será finalizada nos próximos dias”.
“O novo espaço engloba auditório, com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística. Externamente foram mantidas as características com todos os traços arquitetônicos peculiares do século passado. Mas internamente, foi necessário fazer várias mudanças tornando-o mais moderno e atendendo as normas vigentes”, informa o engenheiro.
Sílvia Nunes, integrante da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEPE), destaca que o Centro de Ensino trará para Santa Casa novos horizontes, no sentido de enraizamento de conhecimento. “Será um espaço que reunirá Residências, Especialização, Mestrado e futuro Doutorado. Os cursos ampliarão a rede de atuação da Fundação porque permitirá o estreitamento das relações com as Instituições de Ensino Superior (IEs), junto aos Institutos, Ministérios e CAPES, e assim a Santa Casa se destaca como a única maternidade pública com um Centro de Ensino e Pesquisa do Norte do Brasil”.
Para Lena Alencar, diretora de Ensino e Pesquisa, o Centro é uma conquista de três anos. Uma luta incansável de servidores e gestores da Fundação. “A importância da criação deste novo espaço na Fundação Santa Casa do Pará serve para a valorização de um hospital escola, pois este Centro irá valorizar a riqueza e a versatilidade que temos dentro de nosso hospital com relação ao ensino, pesquisa e extensão”.
“Com ele nossa diretoria terá mais condições de abrir os horizontes para treinamentos, cursos e pesquisas das mais diversas modalidades. A Depe estará presente com toda sua dedicação para levar nossa Fundação a um reconhecimento cada vez maior nacionalmente e internacionalmente. Esta ação de reconstrução da gestão atual, só mostra o interesse com o ensino e a educação. Binômio fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade”, destaca a médica Lena Alencar.
Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, destaca o fortalecimento da instituição como um hospital de ensino, reconhecido pelo Ministério da Saúde, além de possuir a certificação nível ONA-3 (acreditada em excelência).
“Possui diversos programas de formação para profissionais especialistas na área da saúde, falando especificamente das residências médicas e multiprofissionais, além do mestrado profissional e atende acadêmicos da área de saúde em graduação, de todas as instituições de ensino público e privadas da cidade de Belém. O ensino, a pesquisa e a extensão são pedras fundamentais para o desenvolvimento de todas as atividades da Santa Casa, quando se fala de formação de mão de obra especializada na área da saúde”, relata o gestor.
Bruno diz que o Centro de Ensino e Pesquisa e Extensão vem atender uma necessidade de termos uma estrutura física com diversos espaços, que atende a essa demanda própria do hospital e com o apoio incondicional que o hospital recebe da secretaria de estado de Saúde Pública e do governo do Estado, a gestão atual vai entregar mais um espaço em benefício da população, totalmente repaginado e requalificado.
“E o mais interessante foi fazer todas as melhorias estruturais mantendo todo o patrimônio em harmonia com o processo histórico e cultural de nosso estado. Evidentemente as nossas instalações poderão servir para outros órgãos públicos em benefício da população”, informa o presidente da Fundação.
Com colaboração da estagiária Rafaela Soeiro/Ascom Santa Casa
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 20° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 25°
Chuva