Nesta terça-feira (21), quando é celebrado o Dia Mundial da Infância, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, reforça o compromisso com a qualidade de vida de crianças com deficiência, assegurando o direito ao serviço em saúde.
O CIIR possui dois parques tecnológicos que ofertam acessibilidade e inclusão aos usuários. Para pessoas com autismo, o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) promove às crianças psicopedagogia, motricidade, atividade de vida diária (AVD), terapia ocupacional convencional e integração sensorial. Conta, ainda, com profissionais de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social.
Os usuários também são assistidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), com serviços de saúde em quatro especialidades: visual, física, auditiva e intelectual. Em um desses polos, o CER IV, as terapias realizadas hoje incluíram atividades com pintura para aprimorar a coordenação motora fina e a estimulação precoce, que garante socialização aos usuários, além de treino para ampliar o repertório de brincadeiras, e pedidos e estratégias de autorregulação.
Desenvolvimento- O neuropsicólogo e especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA), Ícaro Ferreira, enfatizou que as atividades promovem ganhos fundamentais ao desenvolvimento cognitivo de crianças. “O período infantil é o ápice do desenvolvimento e da neuroplasticidade do ser humano; aprendem com mais facilidade. Desta maneira, o terapeuta consegue estimular mais as crianças nesse período em que o cérebro está captando muitas coisas novas com rapidez”., explicou.
De acordo com o profissional, a criança interagindo com o ambiente, terapeutas e demais usuários e acompanhantes é estimulada a criar mecanismos de adaptação ao meio.
Diagnosticado com TEA, Ryan dos Santos, 07 anos, é um dos usuários que toda semana faz atividades terapêuticas para estimular o desenvolvimento. O pai do menino, Renan dos Santos, 33 anos, destacou a autonomia adquirida pelo filho ao longo de quase dois anos de acompanhamento no CIIR.
“Hoje, está bem melhor em seu comportamento social. Vai a lugares que antes não frequentava, principalmente ambientes com barulho. Com relação à fala, ele já esboça algumas palavras. A coordenação motora fina está encaixando. Antes, o Ryan não conseguia segurar os objetos. Tudo isso por meio dos profissionais e das terapias que o Centro de Reabilitação oferece. Estou muito feliz com a sua evolução”, garantiu Renan.
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
SERVIÇO -O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n°1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Mín. 21° Máx. 24°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 30°
Chuva