Novembro foi marcado por uma série de formaturas realizadas pelo programa de universalização do ensino superior do governo do Estado, o "Forma Pará", que certificou mais 141 técnicos em Enfermagem em vários municípios. Em Oeiras do Pará são 36 novos técnicos formados; Santana do Araguaia (30); Breves (35) e Capanema (40). As formações simbolizam o fortalecimento da saúde pública e o compromisso com a educação profissional levada a todo o Estado.
Sonhos viram realidade e dão início a novas jornadasA formatura mais recente ocorreu em Oeiras do Pará, no Arquipélago do Marajó, no Salão Paroquial D’Assunção, na última quarta-feira (26), e contou com a presença de familiares, autoridades e representantes do Programa, destacando a importância da qualificação técnica para o desenvolvimento regional.
Estiveram presentes o coordenador do "Forma Pará" pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Messias Furtado da Silva; a coordenadora do curso de Enfermagem, Fátima Carrera, e a representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Edilaine Menezes.
Para os formandos, a cerimônia foi a realização de um sonho e o início de uma nova jornada. “Sempre tive vontade de fazer um curso na área da saúde, e o Programa trouxe essa oportunidade única, ainda mais aqui no meu município de origem. É um sonho realizado e sou muito grato por essa conquista”, disse Deybson Garcia, um dos novos técnicos em Enfermagem de Oeiras do Pará.
Formação completa- Com duração de dois anos, o Curso Técnico em Enfermagem oferece formação completa, incluindo material didático e estágio prático, capacitando os alunos para atuar com eficiência no setor de saúde.
Para Lúbia Tenório, o diploma supera uma conquista pessoal. “Ser técnica em Enfermagem é uma missão de cuidado com as pessoas. Aqui, em Oeiras do Pará, onde as necessidades na área da saúde são tão presentes, contribuir para o bem-estar da comunidade é algo que me enche de orgulho. O 'Forma Pará' mudou minha vida e trouxe esperança para muitas famílias que acreditam na educação como caminho para transformar realidades”, afirmou a nova profissional da área da saúde.
Transformação social- Para o titular da Sectet, Victor Dias, as formaturas reforçam o impacto social do Programa e o papel dos novos profissionais. “Cada formando simboliza mais do que uma conquista pessoal. Eles representam o fortalecimento do atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais, levando cuidado e esperança às comunidades mais distantes do Pará. Mantemos nosso compromisso com a educação técnica, superior e a valorização do potencial humano do Estado. O 'Forma Pará' vai além de ser uma política pública: é um agente de transformação social, que abre caminhos e combate desigualdades históricas. Ao certificarmos novos técnicos em Enfermagem em Oeiras do Pará, Santana do Araguaia, Breves e Capanema, reafirmamos nossa convicção de que a educação é o alicerce do desenvolvimento e da inclusão”, ressaltou o secretário.
O Programa Forma Pará é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Sectet, em parceria com a Uepa, que visa promover acesso ao ensino técnico e superior para jovens e adultos em todo o território paraense, atendendo especialmente municípios que historicamente enfrentam dificuldades no acesso a cursos profissionalizantes. Até o final de 2024, a previsão é que 300 novos técnicos em Enfermagem estarão aptos ao mercado de trabalho.
Texto: Carla Couto - Ascom/Sectet
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva